PRORROGAÇÃO DE PRAZO do Dossiê Gêneros e Sexualidades: Práticas e Pesquisas Desobedientes e Libertárias na Educação em Ciências e na Educação Matemática
O prazo para envio de artigos para o Dossiê GÊNEROS E SEXUALIDADES: PRÁTICAS E PESQUISAS DESOBEDIENTES E LIBERTÁRIAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, foi prorrogado para o dia 30 de setembro de 2024.
Acesse o site da Revista Diversidade e Educação para maiores informações: https://periodicos.furg.br/divedu
Dossiê Gêneros e Sexualidades: Práticas e Pesquisas Desobedientes e Libertárias na Educação em Ciências e na Educação Matemática
Sandro Prado Santos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Bettina Heerdt - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Fabiana Aparecida de Carvalho - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Yonier Alexander Orozco Marin - Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT)
Abordar e construir práticas relacionadas com as diversidades sexuais e de gênero nos contextos educativos implica desobediências, resistências e luta por liberdade. Nos últimos anos, intensificaram-se os discursos de perseguição e censura a essas pautas nas escolas, ao mesmo tempo que as violências contra as mulheres, LGBTIAPNB e outros grupos minorizados socialmente também se avolumaram. Tais discursos interseccionam-se com outros fenômenos atuais como o negacionismo científico, a desvalorização da ciência, a pós-verdade, o fomento à disseminação de fake news e de conspirações pseudocientíficas, ou seja, as práticas que conformam ataques às conquistas das classes menos favorecidas e aos meios que elas possuem para denunciar as desigualdades e violências vivenciadas. Nesse sentido, pautas em discursos conservadores e neoliberais se articulam para esvaziar a educação de seus sentidos de justiça social e de seu compromisso com a verdade.
Neste dossiê, propomos esperançar e apontar caminhos e possibilidades construídas em diversos cenários para (d)enunciar, compreender, questionar, superar e transformar as investidas necrófilas na educação, como, também, para enunciar as estratégias e produções que pluralizam práticas libertárias, inventivas e desobedientes das convenções, padronizações e da lógica fascistóide do poder.
Propomos essa discussão em Educação em/nas Ciências e na Educação Matemática, por serem esses campos sobre os quais se colocam as expectativas de que as aprendizagens construídas pelas/os sujeitos contribuam para a formação cidadã e política, mas, concomitantemente, por serem essas as frentes mais afetadas pelas recentes políticas educativas.
Assim, este dossiê busca reunir trabalhos que se propõem transgredir as fronteiras sexuais, raciais, de gênero e de classe em diferentes níveis e modalidades da Educação das/nas Ciências e na Educação Matemática, sob variados enfoques teóricos e metodológicos. São bem-vindas contribuições ao dossiê relacionadas com as seguintes temáticas:
- Gênero(s) e Educação em Ciências e Educação Matemática;
- Sexualidade(s) e diversidade sexual e de Gênero na Educação em Ciências e Educação Matemática;
- Feminismos e Educação em Ciências e Educação Matemática;
- Educação antirracista e educação das relações etnicorraciais e a Educação em Ciências e Educação Matemática;
- Decolonialidade na Educação em Ciências e na Educação Matemática.