A MULHER NA EDUCAÇÃO: UM CAMINHO DE PEDRAS

Autores

  • MARIA DAS GRAÇAS MOURA SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • DHEMERSSON WARLY SANTOS COSTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMAPTICAS

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i1.7981

Resumo

Este artigo é fruto do recorte inicial de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, campus de Altamira. Buscarei nas linhas que entrelaçam esse texto tracejar um breve percurso histórico da inserção da mulher na educação brasileira. Uma estrada que é marcada por exclusões, mas também resistências e enfrentamento na luta por uma formação igualitária. Falar da história da educação feminina é narrar histórias de vida, vidas que compõe histórias de mulheres-professoras-mães-filhas-educadoras... Histórias de vida que estão diretamente engendradas na formação, seja como mulher, seja como professora.

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Biografia do Autor

MARIA DAS GRAÇAS MOURA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Educação, Currículo e políticas Públicas. gracamoura@gmaail.com. 

DHEMERSSON WARLY SANTOS COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMAPTICAS

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Atualmente mestrando em Educação em Ciências pelo Instituto de Educação Matemática e Científica, vinculado ao grupo de pesquisa em Cultura e Subjetividade, atravessando a Literatura e a Filosofia nas pesquisas em educação. Dhemerson-santos@hotmail.com 

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Publicado

2018-10-06

Como Citar

SANTOS, M. D. G. M., & COSTA, D. W. S. (2018). A MULHER NA EDUCAÇÃO: UM CAMINHO DE PEDRAS. Diversidade E Educação, 6(1), 59–66. https://doi.org/10.14295/de.v6i1.7981

Edição

Seção

Diversidade em Debate