HOMENS NEGROS EM REVISTA
CONTESTANDO ESTEREÓTIPOS, DENUNCIANDO MORTES E REEDUCANDO OLHARES NA RAÇA BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20096Résumé
Em consonância com a perspectiva da mídia como dispositivo educacional, este artigo investiga de que maneira a Revista Raça Brasil — importante veículo da mídia negra contemporânea — contribui para a construção e circulação de sentidos sobre as masculinidades negras. Com base em uma abordagem quali-quantitativa, articulando pressuposto da Linguística de Corpus e da Antropologia Linguística, foram analisadas publicações disponíveis no site da revista entre os anos de 2016 e 2022 com vistas a investigar como o periódico contesta estereótipos coloniais e promove sentidos não estigmatizados sobre homens negros na sociedade brasileira. Os dados indicam que a Raça Brasil desempenha um papel relevante na ressignificação das masculinidades negras, tensionando discursos hegemônicos, rompendo o imaginário da branquitude e construindo um referencial outro para essa população historicamente marginalizada.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




