HOMENS NEGROS EM REVISTA

CONTESTANDO ESTEREÓTIPOS, DENUNCIANDO MORTES E REEDUCANDO OLHARES NA RAÇA BRASIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20096

Résumé

Em consonância com a perspectiva da mídia como dispositivo educacional, este artigo investiga de que maneira a Revista Raça Brasil — importante veículo da mídia negra contemporânea — contribui para a construção e circulação de sentidos sobre as masculinidades negras. Com base em uma abordagem quali-quantitativa, articulando pressuposto da Linguística de Corpus e da Antropologia Linguística, foram analisadas publicações disponíveis no site da revista entre os anos de 2016 e 2022 com vistas a investigar como o periódico contesta estereótipos coloniais e promove sentidos não estigmatizados sobre homens negros na sociedade brasileira. Os dados indicam que a Raça Brasil desempenha um papel relevante na ressignificação das masculinidades negras, tensionando discursos hegemônicos, rompendo o imaginário da branquitude e construindo um referencial outro para essa população historicamente marginalizada.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Dandara Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda e mestra pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA/UFRJ) e bolsista CAPES. Possui licenciatura em Letras: Português-Literaturas pela mesma instituição com Título de Dignidade Acadêmica Magna Cum Laude. É integrante do Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade (Nudes/UFRJ). Foi bolsista CAPES de mestrado, PIBIC da pesquisa "Invisibilidade e Hipersexualização: uma análise interseccional em revistas de grande circulação" (2019-2020) e PIBIC - CNPq do projeto "Políticas de língua, políticas de gênero: Ativismo linguístico e atos de cidadania no Brasil contemporâneo" (2020-2022).

Rodrigo Borba, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Rodrigo Borba é professor e atual coordenador do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Sua pesquisa de doutoramento (realizada na interface entre Linguística Aplicada, Antropologia do Corpo, Filosofia e Sociologia) ganhou o Prêmio CAPES de Teses em 2015 e foi publicada em forma de livro pela Editora Fiocruz em 2016. Foi pesquisador visitante (Visiting Scholar) no Center for Discourse, Language and Communication da King?s College London sob supervisão de Ben Rampton (2013-2014), no Department of English Language and Applied Linguistics da Universidade de Birmingham, Reino Unido onde trabalhou com Rosamund Moon (2015) e na Faculty of Linguistics, Philology and Phonetics da Universidade de Oxford sob orientação de Deborah Cameron (2017-2018). Seus interesses de pesquisa estão voltados à construção de identidades, gêneros e sexualidades a partir de perspectivas indisciplinares que colocam em diálogo a Linguística Aplicada, a Antropologia Linguística, a Sociolinguística Interacional, a Análise do Discurso, a Análise da Conversa, a Paisagem Linguística e as relações entre a Linguística, o feminismo e a teoria queer. Tem dezenas de artigos e capítulos de livros em publicações de alto impacto a nível nacional e internacional. Também tem experiência com organização e editoração de livros. Já participou de comissões organizadoras e comitês científicos de diversos congressos nacionais e internacionais. Atua como parecerista de periódicos nacionais e internacionais assim como de agências de fomento como, por exemplo, a National Research Foundation da África do Sul. Atualmente, é supervisor do programa de mentoria de professores assistentes da Hong Kong Baptist University. É co-editor do periódico Gender and Language (https://journals.equinoxpub.com/index.php/GL). É Jovem Cientista de Nosso Estado da FAPERJ.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-13

Comment citer

OLIVEIRA, Dandara; BORBA, Rodrigo. HOMENS NEGROS EM REVISTA: CONTESTANDO ESTEREÓTIPOS, DENUNCIANDO MORTES E REEDUCANDO OLHARES NA RAÇA BRASIL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 288–313, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20096. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20096. Acesso em: 15 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais