IMPACTOS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO E ÉTICO - POLÍTICO EM MULHERES AMAZÔNIDAS, RACIALIZADAS E RETERRITORIALIZADAS NO ENSINO SUPERIOR
UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19189Abstract
Este artigo analisa os impactos do sofrimento psíquico e ético-político em mulheres amazônidas, reterritorializadas e racializadas que migraram de comunidades rurais, quilombolas e indígenas para cursar o Ensino Superior no Amazonas. Sob o prisma interseccional, utiliza o conceito de corpo-território, que une corpos, histórias, terra e saberes ancestrais. Destarte, a pesquisa qualitativa utiliza as narrativas das mulheres para compreender como os impactos do sofrimento psíquico e ético-político foram experienciados nas suas trajetórias de escolarização. O estudo aponta para a necessidade de políticas públicas que transcendam o acesso à educação, promovendo permanência, saúde mental e enfrentamento às desigualdades estruturais. Defende-se, enfim, uma abordagem ecofeminista e decolonial para transformar as realidades amazônidas, unindo justiça social e ambiental, além do reconhecimento das vozes dessas mulheres como agentes de transformação e resistência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




