IMPACTOS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO E ÉTICO - POLÍTICO EM MULHERES AMAZÔNIDAS, RACIALIZADAS E RETERRITORIALIZADAS NO ENSINO SUPERIOR

UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19189

Abstract

Este artigo analisa os impactos do sofrimento psíquico e ético-político em mulheres amazônidas, reterritorializadas e racializadas que migraram de comunidades rurais, quilombolas e indígenas para cursar o Ensino Superior no Amazonas. Sob o prisma interseccional, utiliza o conceito de corpo-território, que une corpos, histórias, terra e saberes ancestrais. Destarte, a pesquisa qualitativa utiliza as narrativas das mulheres para compreender como os impactos do sofrimento psíquico e ético-político foram experienciados nas suas trajetórias de escolarização. O estudo aponta para a necessidade de políticas públicas que transcendam o acesso à educação, promovendo permanência, saúde mental e enfrentamento às desigualdades estruturais. Defende-se, enfim, uma abordagem ecofeminista e decolonial para transformar as realidades amazônidas, unindo justiça social e ambiental, além do reconhecimento das vozes dessas mulheres como agentes de transformação e resistência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Janaina Leia Passos da Silva, UFAM

Mulher amazônida, interiorana amazonense. Psicóloga formada pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Mestre em processos psicológicos e saúde pela Universidade Federal do Amazonas (2024). Especialista em Políticas Públicas, com ênfase em Estratégia em Saúde da Família pela Universidade do Estado do Amazonas (2024). 

Jhanine Magalhães Cabral, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Turismo pela Universidade do Estado do Amazonas (2015), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2024), Licenciatura em Pedagogia pela União Brasileira De Faculdades (2020) e graduação em Geografia pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2017). Atualmente é professora de Educação Especial - Secretaria de Estado de Educação E Desporto do Amazonas. 

Rafaele Cristina de Souza Queiroz, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutoranda e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharel em Serviço Social; Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades (GESECS), vinculado ao Departamento de Antropologia (DAN) do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), da UFAM

Breno de Oliveira Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Psicólogo e pedagogo sanitarista com doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (2019). Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (2016). Especialista em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional (2014), em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (2016) e Educação em Direitos Humanos pela Unifesp (2022). Atualmente é professor-pesquisador efetivo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), vinculado à Faculdade de Psicologia em Manaus, e aprovado em concurso na área de Saúde Coletiva.

Adria de Lima Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Professora Adjunta do Curso de Psicologia na Faculdade de Psicologia (FAPSI) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Psicologia e Processos Psicossociais pela Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte. Especialista em Psicologia Existencialista e Psicologia Clínica. 

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mulher negra. Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq 1. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Presidenta da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2024-2025). Relatora Nacional de Direitos Humanos da Plataforma DHESCA (2023-2024). Professora Visitante na Universidad Nacional Entre Ríos (UNER)/Argentina (2022). Filiada à Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os. Integrante do Núcleo de Estudos Afro Indígena e líder do Grupo de Pesquisa Subjetividades e processos de desenvolvimento dos povos amazônicos.

Published

2025-08-16

How to Cite

SILVA, Janaina Leia Passos da; CABRAL, Jhanine Magalhães; QUEIROZ, Rafaele Cristina de Souza; FERREIRA, Breno de Oliveira; SOUSA, Adria de Lima; SILVA, Iolete Ribeiro da. IMPACTOS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO E ÉTICO - POLÍTICO EM MULHERES AMAZÔNIDAS, RACIALIZADAS E RETERRITORIALIZADAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 986–1012, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19189. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19189. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários