EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE E PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

DIÁLOGOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO OESTE CATARINENSE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19162

Résumé

A adolescência é uma fase marcada por intensas transformações físicas e emocionais, exigindo ações integradas de promoção da saúde. A promoção de saúde sexual, prevista no Programa Saúde na Escola (PSE), é uma estratégia essencial para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), gravidez precoce e violência sexual. Este trabalho objetiva relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do oeste catarinense, que desenvolveram atividades educativas sobre saúde sexual e reprodutiva com estudantes do 6º e 8º ano em uma escola municipal. Trata-se de um estudo na modalidade relato de experiência, descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e participativa. Os dados apontam que a abordagem inclusiva, dialógica e sem tabus favorece o engajamento estudantil, o  autocuidado e a criação de um ambiente seguro para o diálogo. Conclui-se que ações educativas bem conduzidas promovem conhecimento, proteção e autonomia, consolidando a escola como espaço fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

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Bibliographies de l'auteur-e

Bruna Bruna Bartolomey, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atua na UTI Neonatal do Hospital Regional do Oeste (HRO). Pós Graduanda em UTI Adulto, Pediátrico e Neonatal na Faculdade Censupeg. 

Eduarda Luiza Maciel da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó (2023). Atual mestranda no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFFS, com área de concentração em Enfermagem em Saúde Coletiva e pós-graduanda em Enfermagem em Oncologia pela UFFS. Experiência profissional na área de Urgência e Emergência e docência no ensino técnico de Enfermagem.

Claudio Caludino da Silva Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área de concentração Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem (2017), Linha de Pesquisa "Formação e desenvolvimento profissional na saúde e na enfermagem", Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Área de Concentração "Gênero, Cuidado e Administração em Saúde", Linha de Pesquisa "Mulher, Gênero e Saúde" (2012), Especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio Libanês (2017), Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF-2008). Na UFFS, foi Tutor e Coordenador do Grupo Enfermagem no PET Saúde / GraduaSUS, integrante da Comissão de Implantação do curso de Medicina; É Coordenador Adjunto de Cultura, participa do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê Assessor de Pesquisa (CAP), Comitê Assessor de Extensão e Cultura (CAEC), Núcleo Docente Estruturante (NDE), Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), Comissão de Processos Seletivos, dentre outros. Foi Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem, e é Professor Adjunto (efetivo) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC, dos cursos de Enfermagem, Pedagogia e Medicina. Integrante/Pesquisador dos Grupos certificados pelo CNPq: "Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES)" em Chapecó-SC; "Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde" em Florianópolis-SC (EDEN/PEN/UFSC), "Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva" (NESCO/UNIVASF), "Núcleo de Estudos em Farmácia Social" (NEFarmS/UNIVASF) e "Educação Ambiental Interdisciplinar" (UNIVASF) em Petrolina-PE , e "GRUPO DE PESQUISAS INTERDISCIPLINARES: Educação, Saúde e Sociedade" (UEMA) em São Luiz - MA. Vencedor por dois anos consecutivos do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero - Concurso de Redações e Artigos Científicos (2008 e 2009), publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco em 11/03/08 e 04/03/09, e concedido pelo Governo de Pernambuco, por meio das Secretarias Especial da Mulher e da Educação, em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Foi Professor Substituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Coordenador do Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura de Paz de Juazeiro-BA, Coordenador de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis do mesmo município, Representante desta Secretaria no PRÓ/PET-SAÚDE UNIVASF, e Conselheiro Municipal da Mulher e da Juventude, sendo representante titular desta pasta nestes conselhos. Além disso, foi Representante do Laboratório de Pesquisas de Praticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS/IMS/UERJ) no Sítio Avançado Nordeste na Incubadora da Integralidade do Vale do São Francisco (parceria LAPPIS/UERJ, SMS Juazeiro e UNIVASF). É parecerista AD HOC convidado do periódico científico Gestão Saúde, Órgão oficial de divulgação científica do Núcleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos NESPROM do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares CEAM da Universidade de Brasília (UnB). Colaborador convidado do curso de Especialização em Atenção Básica (UNA SUS/UFSC) para o Programa Mais Médicos e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) do Ministério da Saúde. Atua nas áreas de Formação em Saúde, Educação Popular, Saúde Coletiva, Gestão em Saúde, Atenção Integral à Saúde da Mulher e Gênero, com enfoque no monitoramento e avaliação de políticas públicas, sociais e de saúde voltadas para prevenção de violências e estímulo à cultura de paz. Tem interesse por estudos e atuação sobre gênero e saúde, não-violência(s), cultura de paz, formação em saúde, dispositivos formativos (VER-SUS e outros), Paulo Freire na Saúde e na Educação, e suas conexões com o SUS e a justiça social. 

Jonatan Pellenz , Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó, início em 2024. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó (2021). Especializando em Urgência e Emergência pelo Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG) (2024). Possui experiência profissional na área de Enfermagem, com ênfase em Urgência e Emergência, assim como Neurologia e Clínica Médica.

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Publié-e

2025-08-16

Comment citer

BRUNA BARTOLOMEY, Bruna; MACIEL DA SILVA, Eduarda Luiza; DA SILVA FILHO, Claudio Caludino; PELLENZ , Jonatan. EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE E PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): DIÁLOGOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO OESTE CATARINENSE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 395–412, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19162. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19162. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários