EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE E PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)
DIÁLOGOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO OESTE CATARINENSE
DOI :
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19162Résumé
A adolescência é uma fase marcada por intensas transformações físicas e emocionais, exigindo ações integradas de promoção da saúde. A promoção de saúde sexual, prevista no Programa Saúde na Escola (PSE), é uma estratégia essencial para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), gravidez precoce e violência sexual. Este trabalho objetiva relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do oeste catarinense, que desenvolveram atividades educativas sobre saúde sexual e reprodutiva com estudantes do 6º e 8º ano em uma escola municipal. Trata-se de um estudo na modalidade relato de experiência, descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e participativa. Os dados apontam que a abordagem inclusiva, dialógica e sem tabus favorece o engajamento estudantil, o autocuidado e a criação de um ambiente seguro para o diálogo. Conclui-se que ações educativas bem conduzidas promovem conhecimento, proteção e autonomia, consolidando a escola como espaço fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
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