RESISTÊNCIAS E RESSIGNIFICAÇÕES DE VIVÊNCIAS DE RACISMO

FORMAÇÃO CRIATIVA EM PESQUISA-DOCUMENTÁRIO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19115

Résumé

O objetivo deste artigo é compartilhar as vivências de uma mulher negra e sua trajetória de resistências e ressignificações de racismo, no processo de formação criativa na disciplina de pós-graduação em psicologia, focada em subjetividade e pesquisa-documentário, a partir de uma construção coletiva, democrática, ético-política e transdisciplinar. Trata-se de relato de experiência, de abordagem qualitativa, apropriando-se da linguagem audiovisual, mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), cujo resultado tem potencial para Tecnologias Educacionais e Sociais (TES). Participaram da experiência 16 sujeitos. Os resultados detalham os avanços teórico-metodológicos, técnicos, tecnológicos, reflexões e críticas do processo criativo oportunizado na disciplina, aprofundando nas dinâmicas de ressignificações e resistências sobre as vivências de racismo. Conclui-se que foi uma experiência exitosa pois enriqueceu a formação, ampliando o conhecimento e práticas de todos os envolvidos no processo de se fazer e divulgar ciência, dando mais visibilidade para as questões políticas e psicossociais do racismo.

PALAVRAS-CHAVE: Racismo. Ético-político. Audiovisual. Psicossocial.

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Bibliographies de l'auteur-e

Eliane Alves, UFAM

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte (2023). Psicóloga clínica. Integrante do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde (LAPSIC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Ronaldo Gomes-Souza, UFAM

Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). É professor, pesquisador e extensionista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lotado na Faculdade de Psicologia e credenciado enquanto professor permanente no Programa de Pós-graduação em Psicologia. É um dos coordenadores do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde (LAPSIC).

Valexa Moraes de Barros, UFAM

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO. Especialista em Psicologia Educacional pela UNIASSELVI. Mestranda em Psicologia na linha de Processos Psicossociais no Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento Humano e Educação (LADHU/UFAM). Bolsista CAPES.

Lilianny Carvalho de Oliveira Costa, UFAM

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), Graduada em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins (2003), Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Gestão da Educação com ênfase na Administração e Supervisão, Políticas Públicas e Contextos Educacionais. Diretora Executiva da empresa Smart Educação de Assessoria e Consultoria Educacional, com foco na formação e desenvolvimento de profissionais da educação. Associada à Anped (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação).

Mariana Rosa Rocha da Silva, UFAM

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro dos laboratórios “Yande Kaá Pura”, Laboratório de Desenvolvimento Humano e Educaçãp (LADHU) e do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde (LAPSIC) certificados pelo CNPq/UFAM. Extensionista dos projetos Enegrecendo a Ufam e Crochê-Terapia. Interesses em psicologia social e psicologia antirracista. 

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Publié-e

2025-08-16

Comment citer

ALVES, Eliane; GOMES-SOUZA, Ronaldo; BARROS, Valexa Moraes de; COSTA, Lilianny Carvalho de Oliveira; SILVA, Mariana Rosa Rocha da. RESISTÊNCIAS E RESSIGNIFICAÇÕES DE VIVÊNCIAS DE RACISMO: FORMAÇÃO CRIATIVA EM PESQUISA-DOCUMENTÁRIO . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1061–1084, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19115. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19115. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários