BILLY ELLIOT

PROBLEMATIZANDO SABERES E PODERES RELACIONADOS AO GÊNERO, À SEXUALIDADE E À INFÂNCIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18953

Résumé

Este estudo investiga os mecanismos de assujeitamento cultural envolvendo a constituição do corpo, do gênero e das sexualidades na infância a partir no filme Billy Elliot (2000). Metodologicamente, configura-se como uma investigação de abordagem qualitativa, sustentada na correlação de fontes bibliográficas e audiovisuais, ancorada nas teorias pós-críticas. A película instiga-nos a repensar valores e conceitos no tocante às masculinidades e às feminilidades ao evidenciar processos de assujeitamento, estratégias de saber e poder que, ao determinarem os lugares socialmente aceitáveis para o gênero, também desencadeiam possibilidades de resistências a essas estruturas hegemonicamente determinadas. Sob uma perspectiva butleriana, leva-nos a entender o gênero como uma construção cultural recusando que ele seja visivelmente fixo como o sexo ou uma decorrência casual deliberada por sua composição biológica, um dado da natureza ou do destino. O gênero é exaltado como uma absoluta descontinuidade entre corpos sexuados e gêneros culturalmente edificados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Neil Franco é graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (1994), Mestre (2009) e Doutor (2014) em Educação; cursos concluídos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID), na qual integra e atua como chefe do Departamento de Ginástica e Arte Corporal (DEPGAC). Dedica-se ao ensino e a extensão nas áreas de dança e ginástica, coordenando os projetos de extensão “Pés de Valsa: danças de salão UFJF” e “De Pernas Pro Ar: o universo gímnico em pauta”. Compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, vinculado à linha Linguagens, Culturas e Saberes. É editor-chefe da Revista Educação em Foco da Faculdade de Educação (FACED/UFJF). Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Culturas e Diferença (GPCD) que, abrangendo as áreas de Educação Física e Dança nos contextos formais e não formais da Educação, desenvolve pesquisas com enfoque nas danças (em especial, as danças de salão e as danças tradicionais) e Ginástica Para Tod@s (GPT) em suas interfaces com demarcadores de exclusão (corpo, gênero, sexualidades, deficiências, geração, raça e etnia etc.). Representa a UFJF na Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Brasil e América Latina (RECONAL-Edu).

Téléchargements

Publié-e

2025-08-16

Comment citer

FRANCO, Neil. BILLY ELLIOT: PROBLEMATIZANDO SABERES E PODERES RELACIONADOS AO GÊNERO, À SEXUALIDADE E À INFÂNCIA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1522–1534, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18953. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18953. Acesso em: 5 déc. 2025.