OS EFEITOS DAS REDES SOCIAIS NA SUBJETIVIDADE E NOS MODOS DE RELAÇÃO COM O CORPO ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17203Résumé
O presente artigo teve como objetivo compreender os efeitos das redes sociais na subjetividade e relações com o corpo entre jovens universitários/as, considerando possibilidades de resistência aos modos de controle exercido na relação com as mídias digitais. A produção das informações envolveu a resposta de um questionário e realização de dois grupos focais, envolvendo 30 jovens universitários do curso de psicologia de uma universidade da região oeste de Santa Catarina. As análises contemplaram aspectos da relação com as redes sociais (tempo e contexto do uso), a produção de uma colonização digital, a reflexão sobre o caráter performáticos dos corpos em contextos de visibilidade e exclusão, e os efeitos nas subjetividades a partir de cenários produtores de pós-verdade e de incitação ao consumo. Assim, a coletivização de reflexões pode contribuir para uma maior problematização das informações que os jovens consomem e buscam nas redes sociais, ampliando possibilidades de resistência à normalização e padronização dos corpos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.