PIERRE BOURDIEU E A QUESTÃO DE GÊNERO A PARTIR DA OBRA A DOMINAÇÃO MASCULINA

Auteurs-es

  • Valeria Soares de Lima Universidade Estadual de Goiás-UEG
  • Josiane Peres Gonçalves UFMS
  • Elaine Ferreira de Oliveira Universidade Estadual de Goiás-UEG e Faculdade Metropolitana de Anápolis-FAMA
  • Gislene Lisboa de Oliveira Universidade Estadual de Goiás-UEG

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16796

Résumé

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma breve discussão acerca dos aspectos conceituais e históricos, relacionados aos estudos de gênero, entre eles, a concepção feminista reforçada pela percepção de Pierre Bourdieu em “A Dominação Masculina” sobre como a estrutura social estabelecida influencia nos discursos consensuados de dominação por meio da violência simbólica e do habitus sexuado. Uma pesquisa científica de revisão bibliográfica, que discute na concepção de Bourdieu, como o “sistema simbólico”, por intermédio da comunicação, pode reforçar a reprodução das diferenças sexuais, baseada nas distinções biológicas e anatômicas femininas e masculinas em uma cultura androcêntrica, e como as ações políticas entre os entes sociais (escola, família e igreja) podem reduzir o processo de dominação e distinção sexual estabelecendo um novo parâmetro para os estudos sobre gênero na contemporaneidade.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Josiane Peres Gonçalves, UFMS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS).

Elaine Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás-UEG e Faculdade Metropolitana de Anápolis-FAMA

Mestre em Recursos Naturais do Cerrado, Especialista em: Docência Universitária, Gestão Ambiental e Ecologia, e Biotecnologia Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Ibra; Graduada em farmácia pela Universidade Estadual de Goiás. Docente da Universidade Estadual de Goiás, lotada no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede- CEAR

Gislene Lisboa de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás-UEG

Doutora em Educação (PUC - GO), Mestre em Biologia: área de concentração - Ecologia (UFG), Especialista em Imunologia (UFG). Docente da Universidade Estadual de Goiás - UEG, lotada no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede - CEAR.
Participante como pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa e estudo: Kadjot (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre relações entre tecnologias e a educação) e GEFOPI (Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.
Pesquisa na área de Inclusão Digital de Alunos de Jovens e Adultos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Goiânia e do Distrito Federal.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-12

Comment citer

Soares de Lima, V., Peres Gonçalves, J., Ferreira de Oliveira, E., & Lisboa de Oliveira, G. (2024). PIERRE BOURDIEU E A QUESTÃO DE GÊNERO A PARTIR DA OBRA A DOMINAÇÃO MASCULINA. Diversidade E Educação, 12(1), 1246–1263. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16796