PAULO FREIRE E BELL HOOKS
CONVERGÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16246Résumé
O presente trabalho apresenta convergências encontradas entre o pensamento de Paulo Freire e bell hooks na proposição de uma educação decolonial. A partir de uma incursão teórica nas obras desses e de outros autores, destaca-se a importância de uma educação que promova a emancipação das/os educandas/os rumo a uma educação como prática de liberdade. Compreende-se que para uma educação decolonial, é necessário o reconhecimento de outras formas de construção de saberes e mudanças no fazer didático-pedagógico. Assim, as teorias decolonias fornecem lições para o desempenho de uma prática educativa cada vez mais equitativa.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.