PAULO FREIRE E BELL HOOKS

CONVERGÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16246

Résumé

O presente trabalho apresenta convergências encontradas entre o pensamento de Paulo Freire e bell hooks na proposição de uma educação decolonial. A partir de uma incursão teórica nas obras desses e de outros autores, destaca-se a importância de uma educação que promova a emancipação das/os educandas/os rumo a uma educação como prática de liberdade. Compreende-se que para uma educação decolonial, é necessário o reconhecimento de outras formas de construção de saberes e mudanças no fazer didático-pedagógico. Assim, as teorias decolonias fornecem lições para o desempenho de uma prática educativa cada vez mais equitativa. 

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Biographie de l'auteur-e

Rita Tatiana Cardoso Erbs, UFCAT

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). É professora vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão. 

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Publié-e

2024-08-12

Comment citer

Jardim da Conceição, L., & Tatiana Cardoso Erbs, R. . (2024). PAULO FREIRE E BELL HOOKS: CONVERGÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL. Diversidade E Educação, 12(1), 999–1012. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16246