Dossiê Estudos culturais e currículo cultural não escolar: múltiplos artefatos em investigação
2025-06-18
Dossiê Estudos culturais e currículo cultural não escolar: múltiplos artefatos em investigação
Com muita alegria e potência, apresentamos este dossiê, fruto de uma composição acadêmica e afetiva que reúne seis docentes de quatro instituições (FURG, UFMA, UFRGS e IFRS), que se encontraram no desejo de pensar, tensionar e inventar modos de pesquisar com e a partir do conceito de currículo cultural não escolar. Aqui, nos debruçamos sobre os saberes e as pedagogias que circulam fora dos muros da escola, mas que educam, formam, subjetivam e atravessam os cotidianos. São contos, HQs, séries, músicas, shows, vídeos, filmes, novelas, webinários e tantos outros artefatos culturais que ensinam, moldam modos de vida e produzem currículos — ainda que, muitas vezes, a escola tente ignorá-los. Esse dossiê pulsa junto com os Estudos Culturais em Educação, conectando pesquisas, afetos, resistências e invenções. É um convite a mergulhar nas pedagogias do presente, a olhar com mais cuidado para os modos como aprendemos no e com o mundo. A capa, lindamente escolhida, homenageia os 25 anos da obra Estudos culturais em educação, organizada por Marisa Vorraber Costa, que segue sendo referência incontornável para quem se move nesse campo. A cada texto, um convite: desestabilizar certezas, abrir perguntas, inventar outros modos de pensar, fazer e viver a educação. Acesse: v. 13 n. especial (2025): Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural Não Escolar: múltiplos artefatos em investigação Organização: Paula Regina Costa Ribeiro Danilo Araujo de Oliveira Joanalira Corpes Magalhães Juliana Ribeiro Vargas Carin Klein Luciano Nascimento Corsino




