Educação para a(s) sexualidade(s): carregar água na peneira?

Autores/as

  • Constantina Xavier Filha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v5i2.7865

Resumen

O artigo tem por objetivo discutir sobre os conceitos de educação sexual, orientação sexual e educação para a sexualidade. A opção teórica é pelo termo educação(ões) para a(s) sexualidade(s). Pretendo no presente artigo, discutir essas questões, sem a pretensão de esgotálas, ressaltando as possibilidades, as dificuldades, os conflitos, os avanços, os ganhos, os desafios, os propósitos e os despropósitos... decorrentes da prática da educação para a(s) sexualidade(s) na educação de educadoras e educadores em cursos de formação inicial e continuada. Não se almeja chegar a conclusões, a respostas com tom de verdade ou definitivas. Importa, sobretudo, refletir, palpitar, questionar, problematizar, discutir, pensar sobre esses e outros assuntos, bem como tencionar discursos e provocar inquietações, algo que ao longo desses últimos vinte e poucos anos têm constituído objeto constante de meus estudos, de práticas de desacomodação na discussão da interface entre sexualidade(s), gênero(s) e educação.

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Biografía del autor/a

Constantina Xavier Filha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS; atua na Faculdade de Educação – FAED e
nos Programas de Pós-graduação em Educação no campus de Corumbá – CPAN/UFMS.

Publicado

2018-03-18

Cómo citar

Filha, C. X. (2018). Educação para a(s) sexualidade(s): carregar água na peneira?. Diversidade E Educação, 5(2), 16–39. https://doi.org/10.14295/de.v5i2.7865

Número

Sección

Diversidade em Debate