“OS HOMOSSEXUAIS NÃO ENTRARÃO NO REINO DOS CÉUS”

NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE UMA BICHA, PRETA E PROFESSOR CURIOSO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19138

Resumen

Este trabalho apresenta um relato de experiência docente, a partir de uma perspectiva autobibliográfica, com base em 15 anos de atuação na Educação Básica brasileira. Utilizando a pesquisa narrativa como metodologia, busca-se refletir sobre o percurso profissional, os desafios enfrentados no cotidiano escolar e os sentidos atribuídos à docência ao longo do tempo. Questões como identidade docente, relações de gênero no magistério e os impactos das políticas educacionais emergem como elementos centrais da análise. A escrita em primeira pessoa permite o resgate de memórias e experiências, além da produção de reflexões que articulam experiência e formação. Conclui-se que a elaboração e partilha das histórias de vida contribuem para o desenvolvimento profissional de educadores/as, ampliando o olhar sobre si, sobre os outros e sobre o contexto educativo em que atuam.

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Biografía del autor/a

Joatan Nunes Machado Junior, UFOP

Doutorando em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui especialização em Relações Étnico Raciais e Afro-brasileiras pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre. Membro do grupo de pesquisa/extensão 'Caleidoscópio' (UFOP/CNPQ). Membro colaborador da Rede Mineira de Pesquisa em educação. Membro do NEABI/IFES campus Alegre-ES. Possui experiência como docente na Educação Básica, com atuação na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. Desenvolve pesquisa na linha Desigualdades, Diversidades, Diferenças e Práticas Educativas Inclusivas, com ênfase em educação, relações étnico-raciais interface entre Psicanálise e Educação, especialmente nas temáticas das subjetividades, docentes e formação de professores.

Camila Duarte Altivo , UFOP

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Licenciada em Pedagogia (2023). Membra colaboradora da Rede Mineira de Pesquisa em Educação. Membra dos grupos de pesquisa Caleidoscópio (UFOP), Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais (LEPSI - Minas), Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR - UFV) e da Liga Acadêmica de Psicanálise Clínica e Sociedade (LAPSO - UFMG). Possui experiência como docente na Educação Básica, com atuação na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Desenvolve pesquisa na linha Desigualdades, Diversidades, Diferenças e Práticas Educativas Inclusivas, com ênfase na interface entre Psicanálise e Educação, especialmente nas temáticas das subjetividades, juventudes e mal-estar.

Margareth Diniz, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Psicanalista, Professora Associada IV de Psicologia da UFOP, Coordenadora do Observatório de Pesquisa Educacional CAPES/FAPEMIG e Líder do Grupo de pesquisa Caleidoscópio/ UFOP/CNPQ. Coordenadora do Programa de Pesquisa/extensão Caleidoscópio. Participa dos grupos de pesquisa sobre formação e condição docente - PRODOC - UFMG e do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância. (LEPSI-MG). Integra a RED INTERUNIVERSITARIA INTERNACIONAL INFEIES: Estudios e investigaciones Psicoanalíticas e interdisciplinares en infancia e instituciones, e a RUEPSY- Rede Universitária Internacional de Estudos em Psicanálise e Educação. Coordena a Rede Mineira de Pesquisa em Educação. Participa da Associação Nacional de Pós-Graduação de Pesquisa em Educação (ANPEd) no GT 8 Formação docente. Integra o Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - UFOP. Pesquisa temas do campo Psicanálise-Educação, especialmente relacionados à subjetividade, à inclusão de pessoas com necessidades específicas, à diversidade e à diferença de gênero e sexualidade, étnico e racial. Busca interrogar a formação docente e as práticas educativas inclusivas a partir da subjetividade do/a pesquisador/a, do/a formador/a e do/a docente, utilizando o método clínico, a conversação e o cinema como dispositivos de formação. Considerando a educação como campo relacional, investiga a relação educativa professor/a - aluno/a, o adoecimento e o mal-estar docente, especialmente de mulheres-professoras. Investiga a relação com o saber, com o conhecimento e com a diferença em crianças, adolescentes e docentes. Concluiu o Pós-doutorado na PUC-MG em 2017, com o tema "Educação Inclusiva: Perspectivas e desafios da política inclusiva em MG", sob supervisão de Amaury Carlos Ferreira. Concluiu o pós-doutorado vinculado à Faculdade de Educação - UFMG, por meio do edital PNPD - CAPES 2018-2019, com o tema "Princípios e dispositivos teórico-metodológicos para a formação docente e subjetividade", sob supervisão de Marcelo Ricardo Pereira. Concluiu o estágio pós-doutoral na UFRJ -Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2023, sob a supervisão de Cristiana Carneiro. Integra a pesquisa internacional "Atenção a sujeitos com problemáticas sociais: ação educativa, intervenção clínica e trabalho social - Brasil, França e Argentina, por meio da Rede Universitária Internacional de Pesquisa em Psicanálise e Educação - RUEPSY.

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

NUNES MACHADO JUNIOR, Joatan; DUARTE ALTIVO , Camila; DINIZ, Margareth. “OS HOMOSSEXUAIS NÃO ENTRARÃO NO REINO DOS CÉUS”: NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE UMA BICHA, PRETA E PROFESSOR CURIOSO . Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 560–583, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19138. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19138. Acesso em: 8 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários