IGUALDADE DE OPORTUNIDADES?
RACISMO E DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO NEOLIBERAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17460Resumen
Este artigo examina a "igualdade de oportunidades" no contexto neoliberal, abordando sua inserção na realidade social e a importância de explorar diferentes níveis de percepção desse conceito para compreender a realidade concreta. O objetivo é analisar como essa concepção se manifesta em práticas de segregação e discriminação baseadas em cor da pele, etnia e outros preconceitos. A pesquisa teórica, fundamentada em uma tese de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática de uma Universidade Federal, investiga a diversidade humana em contextos históricos e sociais. O artigo questiona como a concepção liberal de “igualdade de oportunidades” perpetua desigualdades sociais e discute a relação entre representações raciais, sistemas de (re)produção e o discurso de superioridade racial. Conclui-se que as instituições sociais neoliberais promovem a ideia de acesso equitativo aos recursos e oportunidades. Assim, é essencial discutir o racismo estrutural e promover uma educação antirracista para superar as barreiras impostas pelo preconceito e pela desigualdade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Diversidade e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.