IGUALDADE DE OPORTUNIDADES?

RACISMO E DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO NEOLIBERAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17460

Resumen

Este artigo examina a "igualdade de oportunidades" no contexto neoliberal, abordando sua inserção na realidade social e a importância de explorar diferentes níveis de percepção desse conceito para compreender a realidade concreta. O objetivo é analisar como essa concepção se manifesta em práticas de segregação e discriminação baseadas em cor da pele, etnia e outros preconceitos. A pesquisa teórica, fundamentada em uma tese de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática de uma Universidade Federal, investiga a diversidade humana em contextos históricos e sociais. O artigo questiona como a concepção liberal de “igualdade de oportunidades” perpetua desigualdades sociais e discute a relação entre representações raciais, sistemas de (re)produção e o discurso de superioridade racial. Conclui-se que as instituições sociais neoliberais promovem a ideia de acesso equitativo aos recursos e oportunidades. Assim, é essencial discutir o racismo estrutural e promover uma educação antirracista para superar as barreiras impostas pelo preconceito e pela desigualdade.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Gomes Firmino, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), GO, Brasil;  Mestra e doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela mesma instituição - UFG. Professora da Educação básica, técnica e tecnólogica no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres - Goiás. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da Teoria Histórico Cultural "Papagaios vermelhos" - UFG. Investiga na área de Biologia Geral, Ensino de Ciências e Biologia, Formação de Professores, Gênero e Sexualidade.

Agustina Rosa Echeverría, Universidade Federal de Goiás

Bacharel, licenciada e mestre em Química pela Universidade da Amizade dos Povos de Moscou - Rússia. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP - SP/Brasil. É professora titular da Universidade Federal de Goiás - UFG, participante do Instituto de Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais dessa universidade. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC, da UFG e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da Teoria Histórico-Cultural "Papagaios Vermelhos" registrado no CNPq. Investiga na área de Educação em Ciências na perspectiva histórica cultural, de Formação de professores e de Educação Ambiental.

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Gomes Firmino, S., & Rosa Echeverría, A. (2024). IGUALDADE DE OPORTUNIDADES? RACISMO E DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO NEOLIBERAL. Diversidade E Educação, 12(1), 790–815. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17460

Número

Sección

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner