RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DECOLONIALIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16410Resumen
O objetivo deste artigo foi compreender as contribuições de uma pesquisa-formação para a abordagem das Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências com um grupo de licenciandas em Pedagogia. Para isso, foi realizado um processo formativo em seis encontros organizado em formato de sequência didática para estudantes do curso de pedagogia. Neste artigo apresentamos os dados referentes ao encontro que discutiu a produção intelectual de pessoas negras para o Ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual empregou-se os Diários de aula como instrumentos para a produção dos dados. A técnica utilizada para organizar os dados foi a Análise de Conteúdo, e para análise dos mesmos nos debruçamos nos estudos decoloniais. Os resultados apontam a necessidade de formar os licenciandos em Pedagogia, pois desenvolverão à docência na educação infantil e nos anos iniciais em diferentes modalidades de ensino, para o trabalho com as relações Étnico-Raciais, e evidenciam que a decolonialidade fornece elementos que permitem a construção de uma pedagogia outra, que opera uma mudança de paradigma para reexaminar a história africana e afro-brasileira presente nos materiais didáticos e nas práticas docentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Diversidade e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.