RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DECOLONIALIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO

Autores/as

  • Rafael Casaes de Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Benedito Gonçalves Eugênio https://orcid.org/0000-0002-5781-764X
  • Catiana Nery Leal Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ramon Alves dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16410

Resumen

O objetivo deste artigo foi compreender as contribuições de uma pesquisa-formação para a abordagem das Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências com um grupo de licenciandas em Pedagogia. Para isso, foi realizado um processo formativo em seis encontros organizado em formato de sequência didática para estudantes do curso de pedagogia. Neste artigo apresentamos os dados referentes ao encontro que discutiu a produção intelectual de pessoas negras para o Ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual empregou-se os Diários de aula como instrumentos para a produção dos dados. A técnica utilizada para organizar os dados foi a Análise de Conteúdo, e para análise dos mesmos nos debruçamos nos estudos decoloniais. Os resultados apontam a necessidade de formar os licenciandos em Pedagogia, pois desenvolverão à docência na educação infantil e nos anos iniciais em diferentes modalidades de ensino, para o trabalho com as relações Étnico-Raciais, e evidenciam que a decolonialidade fornece elementos que permitem a construção de uma pedagogia outra, que opera uma mudança de paradigma para reexaminar a história africana e afro-brasileira presente nos materiais didáticos e nas práticas docentes.

 

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Biografía del autor/a

Benedito Gonçalves Eugênio

doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino-mestrado e doutorado (PPGEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN- 2018-2023).

Catiana Nery Leal, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integrante do grupo de pesquisa em Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5289873281430428. Mestre no Programa Strito Sensu em Relações Étnicas e Contemporaneidade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia PPGREC-UESB. Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB/CFP 

Ramon Alves dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestrando acadêmico em Ensino pela UESB, com ênfase na linha de pesquisa em Ensino, Políticas e Práticas Educativas. Possui interesse na área de Ciências Naturais, com ênfase no desenvolvimento de pesquisas em Ensino de Física, Divulgação Científica, e História e Filosofia da Ciência

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Casaes de Brito, R., Gonçalves Eugênio, B. ., Nery Leal, C. ., & Alves dos Santos, R. (2024). RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DECOLONIALIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO. Diversidade E Educação, 12(1), 1091–1116. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16410