"HOMENS, VIOLÊNCIA E CONSUMISMO: ANÁLISE DA MASCULINIDADE NOS GRUPOS VIRTUAIS MGTOW E DO FILME “CLUBE DA LUTA”

Autores/as

  • George Miguel Thisoteine Usp
  • Vitor Hugo Rossetti Canasiro Graduando em Direito pela Universidade de São Paulo
  • Brenda Sayuri Tanaka Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru
  • Ana Cláudia Bortolozzi
  • Andre Luiz Gellis

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13053

Resumen

Os atuais discursos da masculinidade surgidos nos meios virtuais tornaram-se veículos de propagação de ódio às mulheres e de uma conduta nociva aos próprios homens. Este estudo qualitativo, descritivo e exploratório, teve por objetivo analisar as expressões de gênero da masculinidade a partir do grupo virtual masculino MGTOW e do filme Clube da luta. As categorias resultantes da análise foram: (a) Discurso Consumista e (b) Discurso da Masculinidade Supremacista, ou seja, diante da dificuldade de se enquadrarem nos padrões de uma masculinidade hegemônica, os homens tendem a se envolverem em comportamentos de violência e consumismo. Pode-se dizer que as origens para esses discursos masculinos destrutivos, tanto na mídia internet atual, quanto no filme mais antigo, encontram-se na frustração de não conseguirem viver as expectativas que a cultura do patriarcado impõe, diferenciando-se apenas pela interface que se manifesta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

George Miguel Thisoteine, Usp

Graduado em psicologiapela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Publicado

2021-07-30

Cómo citar

Thisoteine, G. M., Rossetti Canasiro, V. H., Tanaka, B. S., Bortolozzi, A. C., & Gellis, A. L. (2021). "HOMENS, VIOLÊNCIA E CONSUMISMO: ANÁLISE DA MASCULINIDADE NOS GRUPOS VIRTUAIS MGTOW E DO FILME “CLUBE DA LUTA”. Diversidade E Educação, 9(1), 540–562. https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13053

Número

Sección

Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”