A CONSTRUÇÃO NARRATIVA DA BRUXA XIANNIANG NO LIVE ACTION DE MULAN

PEDAGOGIAS DO GÊNERO EM AÇÃO

Autores/as

  • Edimauro Ramos Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT)

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13032

Resumen

O presente artigo busca, por meio de articulações com as Pedagogias Culturais e as pedagogias de gênero, explorar a construção narrativa de Xianniang, nova personagem do live action de Mulan (2020), inspirado na animação de 1998. O filme traz a personagem como uma bruxa perversa que se junta ao vilão para atacar a China, assim como na animação. Contudo, quando analisada pela perspectiva das pedagogias de gênero, a construção da personagem está às sombras da masculinidade hegemônica, das marcas de gênero e da dominação masculina. Execrada e subestimada por conta de seus poderes, as pedagogias que envolvem a personagem e o seu desenrolar abrem fendas para os debates sobre gênero, suas pedagogias e seus movimentos curriculares.

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogias de gênero. Pedagogias Culturais. Mulan. Xianniang.

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Biografía del autor/a

Edimauro Ramos, Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT)

Pedagogo graduado pelas Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT). Professor de Educação Básica (Itapeva/SP)

Publicado

2021-07-30

Cómo citar

Ramos, E. . (2021). A CONSTRUÇÃO NARRATIVA DA BRUXA XIANNIANG NO LIVE ACTION DE MULAN: PEDAGOGIAS DO GÊNERO EM AÇÃO. Diversidade E Educação, 9(1), 305–323. https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13032

Número

Sección

Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”