PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO FILME ROMA
CINEMA, PEDAGOGIAS CULTURAIS E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12908Resumen
Partindo do pressuposto de que o cinema é um espaço educativo, nosso propósito é problematizar o filme Roma a partir de uma perspectiva de gênero. Problematizar, na perspectiva de Michel Foucault, é uma forma de fazer pesquisa, caracterizada por sua relação com a história do pensamento, o que significa dizer que queremos transformar em problema algo que comumente não é tomado como tal, para colocar sob suspeita nossas formas de pensar e agir. O que queremos transformar em problema de investigação é o processo educativo dos pertencimentos ao gênero, tanto nas relações que se estabelecem entre o que é ser masculino e o que é ser feminino quanto no interior do gênero feminino. Para isso, vamos centrar nossas análises nas relações entre duas personagens mulheres da trama – Cleo e Dona Sofia – para problematizar nossas formas de pensar, de agir e de estar no mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Pedagogias Culturais. Educação. Gênero.
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