“SOU PRETO PORQUE MINHA MÃE É PRETA”: OLHARES SOBRE A INFÂNCIA E SUAS CORES
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11583Resumen
O presente trabalho objetivo analisar os discursos construídos por crianças do pré-escolar em relação à questão racial, com ênfase sobre a negritude enquanto marca identitária. Embora ainda pequenas, as crianças vão elucidando por meio de suas narrativas o reconhecimento de seu pertencimento à população negra, se identificando positivamente em relação a sua cor e raça. Metodologicamente, a pesquisa fundamentou-se na observação participante, com perfil qualitativo. Em seus discursos as crianças revelam orgulho de sua cor e já compreendam a necessidade de defenderem sua identidade racial. Observamos, assim, a importância de uma maior representatividade negra nas mídias e demais ferramentas de grande alcance popular. Os resultados apontaram que os movimentos sociais negros, as legislações vigentes a favor da diversidade, bem como as produções literárias com protagonismo de pessoas negras, vêm contribuindo para o processo de autorreconhecimento e autoafirmação da criança negra.
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