Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v5i1.7383

Resumo

Este texto é resultado de diálogos que pulsam na busca por movimentos de desconstrução das verdades sobre a identidade de gênero de meninas trans. Assinalamos ‘verdades’, porque nos filiamos à ideia de que não há uma única maneira de se apresentar como menina trans para o mundo social, como muitos/as acreditam na transgenitalização. Nossa incursão prevê problematizar como a escola pode produzir diferentes vulnerabilidades quando há uma transitoriedade identitária que (des)identifica o gênero culturalmente sexuado e permite com que meninas trans convivam com diferentes maneiras de expressar suas feminilidades. Buscamos, no recorte da pesquisa bibliográfica, tendo como recurso a revisão sistemática de literatura, leituras diversas que asseguram seu espaço de reflexão nos estudos culturais, para analisar como a Escola tem se colocado frente ao conjunto de im/possibilidades de se experimentar processos de (des)identificações e (des)generificadores de corpos sexuados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Universitário em Três Lagoas/MS e Coordenador do CRAS junto à Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP.É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).      

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Pós Doutora e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara).Professora do Programa de Pós Graduação (Mestrado/Doutorado) em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Downloads

Publicado

2017-10-19

Como Citar

Silva, F. G. O. da, & Maio, E. R. (2017). Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans. Diversidade E Educação, 5(1), 24–31. https://doi.org/10.14295/de.v5i1.7383

Edição

Seção

Diversidade em Debate