Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans

Authors

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v5i1.7383

Abstract

Este texto é resultado de diálogos que pulsam na busca por movimentos de desconstrução das verdades sobre a identidade de gênero de meninas trans. Assinalamos ‘verdades’, porque nos filiamos à ideia de que não há uma única maneira de se apresentar como menina trans para o mundo social, como muitos/as acreditam na transgenitalização. Nossa incursão prevê problematizar como a escola pode produzir diferentes vulnerabilidades quando há uma transitoriedade identitária que (des)identifica o gênero culturalmente sexuado e permite com que meninas trans convivam com diferentes maneiras de expressar suas feminilidades. Buscamos, no recorte da pesquisa bibliográfica, tendo como recurso a revisão sistemática de literatura, leituras diversas que asseguram seu espaço de reflexão nos estudos culturais, para analisar como a Escola tem se colocado frente ao conjunto de im/possibilidades de se experimentar processos de (des)identificações e (des)generificadores de corpos sexuados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Universitário em Três Lagoas/MS e Coordenador do CRAS junto à Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP.É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).      

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Pós Doutora e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara).Professora do Programa de Pós Graduação (Mestrado/Doutorado) em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Published

2017-10-19

How to Cite

SILVA, Fernando Guimarães Oliveira da; MAIO, Eliane Rose. Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans. Diversity and Education, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 24–31, 2017. DOI: 10.14295/de.v5i1.7383. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7383. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Diversidade em Debate