O CLUBE DA LUTA E AS MUITAS FORMAS DE “SER SUJEITO HOMEM”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20076

Abstract

Esse artigo discute como as masculinidades, especialmente negras e periféricas, são construídas em contextos marcados pela necropolítica, pelo racismo estrutural e pela exclusão social. Analisa experiências escolares e cotidianas, como o “Clube da Luta” organizado por estudantes, para refletir sobre performances de ser “sujeito homem” — associadas à violência, virilidade e sobrevivência em cenários de vulnerabilidade. Mostra como o patriarcado e o currículo escolar produzem necrocurrículos que silenciam vidas e histórias, reforçando estigmas que criminalizam meninos negros. Ao mesmo tempo, aponta resistências e reinvenções que reafirmam a humanidade frente às políticas de morte. O texto também relaciona essas masculinidades à misoginia, à hipersexualização e às contradições impostas pelo sistema, revelando como corpos negros transitam entre pertença, estigmatização e violência. A crítica central é à naturalização de hierarquias de gênero e raça que definem quais vidas importam e quais são descartáveis.

Palavras-chave: necropolítica, masculinidade, racismo, resistência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vinícius Hozana, SME/RJ

Doutor e mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Especialista em Ensino de Geografia pelo Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB/UFRJ). Graduado em Geografia pela UFRJ. Professor das redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro. 

MARIA LUIZA SUSSEKIND, MEC

Maria Luíza Süssekind Veríssimo (Süssekind) é consultora e curriculum designer. Atua, desde dez/2024 na Coordenação de Ensino Médio, na DPDI/SEB/MEC como consultora especialista da OEI-ORGANIZAÇÃO DE ESTADOS IBERO-AMERICANOS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. É Cientista do Nosso Estado/FAPERJ desde 2019. Representou ANPEd no Conselho de Políticas Educacionais em Direitos Humanos/MEC (2023-2024). Foi nomeada membro externo da Comissão de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação para revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (CNE/CEB Res. 2/2024). Foi Pesquisador Produtividade 2 CNPq 2019-2022. Foi Vice-presidente Sudeste da ANPEd/Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação 2021-2023, atuando na diretoria e representação do Grupo de Trabalho em Currículo desde 2013. Foi Professora do Departamento de Didática, de 2009 a 2024, e, no PPGEdu/Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, atua desde 2014 até hoje. Atuou em reformas/desenhos curriculares como consultora e pesquisadora, em diferentes redes, níveis e modalidades, coordenando, especificamente, a construção e implementação dos desenhos curriculares da graduação e pós-graduação na DIREITO-RIO/FGV, na Escola de Nutrição da UNIRIO e na Escola Municipal Mariana Nunes Passos/RJ. Tem experiência em educação básica, superior e pesquisa, desde 1988, com livros e artigos publicados nas áreas de epistemologia, currículo e formação de professores, também em inglês. Possui as titulações de Licenciatura Plena em História pela PUC-RJ (1990), Magister Scientiae pelo CPDA/UFRRJ (2002) e Doutorado em Educação no PROPED/UERJ (2007). Na Universidade da Columbia Britânica/UBC, Canadá, fez Estágio Pos-doutoral sobre Curriculum Studies in Brazil junto ao Professor Emérito William Pinar, com projeto aprovado pela CAPES, entre 2011 e 2013. Teve Mestrado e Doutorado validados pela Universidade de Toronto/Canadá em 2024. Foi Professora Visitante na Universidade de Gävle/Suécia, em fevereiro de 2023. Fez estagio pós-doutoral com Nicholas Ng-A-Fook na Universidade de Ottawa/Canadá de março a maio de 2024. Proficiente em Lingua Inglesa IELTS 7. Membro da ABdC/Associação Brasileira de Currículo, da AAACS/ Associação Americana de Estudos Avançados em Currículo, da IAACS- Associação Internacional de Estudos Avançados em Currículo, da AERA/ Associação Americana de Pesquisa em Educação. Coordenou o Projeto Linguagens Plurais - apoio à escola publica Mariana Nunes Passos/Xerem/Duque de Caxias/RJ, de 2021 a 2024. Conselheira de Inovacão e Governança, certificada pela Board Academy, 2025.Professora da Universidade Iguaçu/RJ, desde agosto de 2025.

Published

2025-12-13

How to Cite

HOZANA, Vinícius; SUSSEKIND, MARIA LUIZA. O CLUBE DA LUTA E AS MUITAS FORMAS DE “SER SUJEITO HOMEM”. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2243–2258, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20076. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20076. Acesso em: 15 dec. 2025.

Issue

Section

Tecnologias digitais, Mídias e Cibercultura