CRUZAMENTOS QUEER-CUIR-KUIR ENTRE A FAMÍLIA, A RELIGIÃO E A UNIVERSIDADE
IDENTIDADE, CORPORALIDADE E MASCULINIDADES TRADICIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19975Abstract
Propõe-se, a partir do referencial teórico de Butler, Preciado e Bourdieu, discutir a plasticidade da identidade e a materialidade da corporalidade na precariedade da condição humana, sob a perspectiva queer-cuir-kuir, no cotejamento de testemunho (relato de si) de um estudante universitário. A análise aponta para cruzamentos dos campos religioso, familiar e educativo como espaços sociais de produção e controle dos corpos e das identidades, identificando a modelagem cisheteronormativa das masculinidades tradicionais hegemônicas e as condições de precarização da vida de grupos e pessoas excluídas e marginalizadas, na sua expressão de sexualidade e performação de masculinidades defeituosas. Conclui-se que há interseccionalidades e cruzamentos queer-cuir-kuir que evidenciam tanto as violências sofridas pelos corpos não normativos diante das masculinidades hegemônicas como a possibilidade de resistência e abertura para uma identidade adaptativa, plástica, transitória e política, com possibilidade de aliança entre os corpos, independentemente de sua performatividade, frente às resistências da heteronorma hegemônica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversity and Education

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




