JUVENTUDES NEGRAS NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E OS DILEMAS DA ESCOLARIZAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19967

Abstract

Neste artigo, buscamos analisar processos de escolarização de jovens negros do sistema socioeducativo, a partir das interseccionalidades entre raça, masculinidades e classe. O estudo fundamenta-se em referencial teórico sobre juventudes, racismo estrutural e socioeducação, considerando o marco legal do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. De caráter qualitativo, a pesquisa foi realizada com quatro jovens negros residentes de áreas periféricas do Rio de Janeiro, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam trajetórias marcadas por evasão e fracasso escolar, trabalho precoce e ausência de perspectivas de futuro ancoradas na escolarização. Concluiu-se que a escolarização não é reconhecida pelos sujeitos como possibilidade para mobilidade social ou emancipação, reforçando a necessidade de políticas públicas e práticas curriculares que transformem a escola em um espaço mais inclusivo e acolhedor, especialmente para jovens do sistema socioeducativo que retornam na Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renan Saldanha Godoi, Fiocruz

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Comitê Editorial do periódico Em Aberto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Pesquisador associado do Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos (NEDEJA / UFF). Professor colaborador do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Social para o século XXI (UFF). Atua profissionalmente no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/FIOCRUZ) e como professor especialista da rede municipal de educação de Duque de Caxias/RJ. Áreas de interesse: Pedagogia Social, Socioeducação, Educação em Direitos Humanos, Educação de Jovens e Adultos em contextos de Restrição e Privação de Liberdade.

Paulo Melgaço da Silva Junior, PPGEAC/UNIRIO

Pós Doutorado em Educação pela UFRJ (2018) Doutor em Educação pela UFRJ (2014), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ (2008). Possui graduação em Desenho e Plástica pela Escola de Artes Plástica da FUMA (1989). Atualmente é vice diretor, pesquisador e professor na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Theatro Municipal do Rio de Janeiro); Professor de Arte na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Professor Redator no processo de Reestruturação Curricular de Duque de Caxias; Professor Colaborador no PPGEAC -UNIRIO. Atua principalmente nos seguintes temas: currículo,cotidiano escola, educação fundamental, orientação sexual, sexualidades, masculinidades, artes e dança.

Mara Cristina Fernandes Barbosa, Puc/Rio

Doutoranda em Serviço Social PUC-Rio. Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012), com especialização em Administração Hospitalar (IMS/UERJ). Assistente Social da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atuando na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, vinculada aos diversos programas de garantia de acesso aos direitos sociais. Com experiência no trabalho com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, população em situação de rua, adultos, idosos e famílias, na interface entre saúde mental e assistência social, atualmente é diretora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social João Hélio Fernandes Vieites. 

Published

2025-12-13

How to Cite

SALDANHA GODOI, Renan; MELGAÇO DA SILVA JUNIOR, Paulo; FERNANDES BARBOSA, Mara Cristina. JUVENTUDES NEGRAS NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E OS DILEMAS DA ESCOLARIZAÇÃO. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 119–143, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19967. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19967. Acesso em: 15 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais