JUVENTUDES NEGRAS NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E OS DILEMAS DA ESCOLARIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19967Abstract
Neste artigo, buscamos analisar processos de escolarização de jovens negros do sistema socioeducativo, a partir das interseccionalidades entre raça, masculinidades e classe. O estudo fundamenta-se em referencial teórico sobre juventudes, racismo estrutural e socioeducação, considerando o marco legal do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. De caráter qualitativo, a pesquisa foi realizada com quatro jovens negros residentes de áreas periféricas do Rio de Janeiro, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam trajetórias marcadas por evasão e fracasso escolar, trabalho precoce e ausência de perspectivas de futuro ancoradas na escolarização. Concluiu-se que a escolarização não é reconhecida pelos sujeitos como possibilidade para mobilidade social ou emancipação, reforçando a necessidade de políticas públicas e práticas curriculares que transformem a escola em um espaço mais inclusivo e acolhedor, especialmente para jovens do sistema socioeducativo que retornam na Educação de Jovens e Adultos.
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