DE QUANDO ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO ENCONTRA UM VESTIDO DE NOIVA
O TEATRO PERFORMATIVO COMO PRÁTICA EDUCATIVA A DESFIAR A MULHER DO PATRIARCADO
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19163Abstract
O trabalho aborda o teatro performativo como um espaço educativo e como uma comunidade de desaprendizagem aquém e para além da sala de aula. Por meio da ética cartográfica, o teatro é aqui considerado um lugar de diferença, de cuidado feminista, uma expressão e um desfazimento biográfico da discriminação e da sujeição de gênero. No entre ficção e realidade nasce a peça “Geografias em transe, cartografias em trânsito”, que parte das vivências da atriz-performer-pesquisadora para abordar violências naturalizadas em nossas sociedades patriarcais cis heteronormativas. Por meio do teatro performativo, a aluna-espectadora deixa de consumir informações e passa a se envolver com a experiência, convidada a mudar de ver e de sentir. Por meio de uma peça autoral, as autoescrituras da atriz-performer-pesquisadora debatem-se contra o cotidiano das violências contra mulheres, abrindo a forma mulher, germinando mundos comuns entre mulheres.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




