DA ZONA SUL PARA O MUNDO

TRÊS ARTISTAS NEGRAS E A POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE SUAS PRODUÇÕES NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19151

Abstract

Num diálogo interdisciplinar entre educação, arte e diáspora negra, este artigo desenvolvido a partir de um trabalho de conclusão de curso,  apresenta as produções artísticas e as trajetórias de três artistas negras da periferia da zona sul de São Paulo, Aline Bispo, Bea Filhadarua e Mara Mbhali, analisando as potencialidades pedagógicas destas produções para a educação das relações étnico-raciais, enraizadas em territórios periféricos e afrodiaspóricos. Pretendeu-se caracterizar os percursos formativos e a relação  entre as produções destas artistas com suas trajetórias, com o território e com seus pertencimentos étnico-raciais.  Ao traçar os percursos formativos das artistas, analisar suas obras em diálogo com os contextos territoriais e afetivos, e refletir sobre os conceitos de escrevivência e afrofuturismo, esta pesquisa visa contribuir para uma educação antirracista que celebra a diversidade e busca colaborar com uma transformação social significativa.

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Author Biographies

Camila Nunes da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Profissional apaixonada por educação, comunicação e arte, formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos e em Produção Audiovisual pela FIAM-FAAM. Atualmente, atua como Social Media Analyst e Community Manager na Media.Monks e como social media da Casa Chama, desenvolvendo estratégias de marketing digital e gerenciando redes sociais. Ela também é assistente da artista Aline Bispo e trabalhou na Editora Capão Redondo, onde participou do projeto que resultou no lançamento do HQ Servo dos Servos através do financiamento do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais - VAI, que apoia atividades artístico-culturais. Além disso, foi uma das idealizadoras do "Sarau Antene-se", que por 5 anos promoveu exposições, lançamentos literários e outras atividades.

Monique Priscila de Abreu Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília (2010). Possui Licenciatura em Artes (Claretiano, 2015) e Bacharelado em Artes Cênicas, habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP, 2004). Atuou como professora formadora no curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-raciais da UFSCar (2014-2015). É professora de Arte no Instituto Federal de São Paulo. É integrante do grupo de pesquisa Educação e Relações Étnico-Raciais da UFSCar e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI/IFSP.

Tatiane Cosentino Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos, com estágio de pesquisa no Departamento de Políticas Educacionais da Georgia State University. Possui graduação (2003) em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela mesma instituição. É professora do Departamento de Teorias e Prática Pedagógicas e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar. É líder do grupo de Pesquisa CNPq "Educação e relações étnico-raciais". Coordenou rede de pesquisa internacional no âmbito do primeiro Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES) (2016-2020), envolvendo a Georgia State University, Université Paris Nanterre e Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Bogotá Colombia. Foi Professora Visitante no Centre de Recherche Éducation ef Formation da Université Paris Nanterre no ano acadêmico 2019-2020, com financiamento Fapesp e Capes/Print. Atualmente coordena rede de pesquisa internacional do segundo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (2024-atual) (CAPES), envolvendo a Georgia State University, Florida International University e Xavier University of Louisiana (EUA). Coordenou curso de aperfeiçoamento em educação e relações étnico-raciais para pouco mais de três mil professoras/es de dez municípios da região central do Estado de São Paulo, com financiamento do Ministério da Educação (2013- 2016). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (2021-2024). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações étnico-raciais, educação infantil e formação de professores.

Published

2025-08-16

How to Cite

CAMILA NUNES DA COSTA; MONIQUE PRISCILA DE ABREU REIS; TATIANE COSENTINO RODRIGUES. DA ZONA SUL PARA O MUNDO: TRÊS ARTISTAS NEGRAS E A POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE SUAS PRODUÇÕES NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1013–1039, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19151. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19151. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários