AS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUTOS FEDERAIS DO SUDESTE DO BRASIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19121

Abstract

As políticas de ação afirmativa são essenciais para reduzirem as desigualdades étnico-raciais na pós-graduação brasileira. Este estudo analisa as políticas afirmativas nos programas acadêmicos de pós-graduação dos Institutos Federais da Região Sudeste entre 2017 e 2023. O período foi escolhido por suceder à Portaria Normativa 13/2016, que induz a adoção de ações afirmativas para negros/as e indígenas na pós-graduação. Trata-se de uma pesquisa, de abordagem qualitativa, com análise documental dos editais de seleção dos programas de Mestrado em Engenharia Mecânica de Materiais (IFES) e Engenharia Mecânica (IFSP). Fundamentada no pensamento decolonial, a análise baseia-se nas categorias de raça e racismo. Os resultados indicam que ambos os programas implementaram as políticas de ação afirmativa estimulados pela Portaria Normativa 13/2016, somente a partir de 2018, por meio da reserva de vagas para grupos étnico-raciais e pessoas com deficiência, sendo o maior grupo beneficiado formado por pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência.

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Author Biographies

Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, IFMT

Doutorado em Sociologia - UFSCar/SP

Pós-doutorado em Sociologia - Universidade da Beira Interior - Covilhã - Portugal

Professora efetiva da área de pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Mato Grosso - IFMT.

Professora Permanente do Programa de pós-graduação em Ensino do IFMT.

Marcelo Moraes, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em ensino IFMT/UNIC

Professor efetivo da área de matemática da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso-SEDUC

Published

2025-08-16

How to Cite

ARRUDA, Maria Auxiliadora de Almeida; MORAES, Marcelo. AS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUTOS FEDERAIS DO SUDESTE DO BRASIL . Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 667–688, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19121. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19121. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários