AS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUTOS FEDERAIS DO SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19121Abstract
As políticas de ação afirmativa são essenciais para reduzirem as desigualdades étnico-raciais na pós-graduação brasileira. Este estudo analisa as políticas afirmativas nos programas acadêmicos de pós-graduação dos Institutos Federais da Região Sudeste entre 2017 e 2023. O período foi escolhido por suceder à Portaria Normativa 13/2016, que induz a adoção de ações afirmativas para negros/as e indígenas na pós-graduação. Trata-se de uma pesquisa, de abordagem qualitativa, com análise documental dos editais de seleção dos programas de Mestrado em Engenharia Mecânica de Materiais (IFES) e Engenharia Mecânica (IFSP). Fundamentada no pensamento decolonial, a análise baseia-se nas categorias de raça e racismo. Os resultados indicam que ambos os programas implementaram as políticas de ação afirmativa estimulados pela Portaria Normativa 13/2016, somente a partir de 2018, por meio da reserva de vagas para grupos étnico-raciais e pessoas com deficiência, sendo o maior grupo beneficiado formado por pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




