LITERATURA E ARPILLERAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
BORDANDO REFLEXÕES E AFETOS COM AGULHAS E LINHAS
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18751Abstract
Este artigo sintetiza um projeto de extensão sobre enfrentamento da violência de gênero por meio do debate com a comunidade, utilizando a arte literária e o bordado. Teve como objetivo possibilitar o diálogo sobre violência contra as mulheres, visando à mudança cultural e ao enfrentamento dessa violência, assim como à valorização das mulheres por meio da troca de conhecimento e da elaboração de vivências do cotidiano. Foram realizados encontros quinzenais que consistiram na leitura e discussão de um texto literário e na produção de um bordado inspirado na discussão. Observou-se que o projeto se caracterizou como um espaço de escuta e acolhimento dos atravessamentos de gênero na vida das participantes, no qual o bordado mostrou-se uma maneira de expressar angústias, afetos e esperanças. Esse projeto mostrou-se como um instrumento de resistência e denúncia, considerando-se a elaboração de experiências por meio da transposição de afetos para agulhas, linhas e tecidos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




