PROGRAMA L’ORÉAL-UNESCO-ABC PARA MULHERES NA CIÊNCIA

POTENCIALIDADES E LIMITES NA PERSPECTIVA DE LAUREADAS DA QUÍMICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18015

Abstract

O Programa L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência premia jovens pesquisadoras proeminentes e, assim, nosso objetivo foi analisar as trajetórias das vencedoras da Química. Trata-se de uma Pesquisa Social Qualitativa. Os dados foram constituídos pelo site da Academia Brasileira de Ciências, dos Currículos Lattes das laureadas e de entrevistas semiestruturadas. Após a Análise Categorial, os resultados apontaram que a premiação consolidou as participantes na carreira científica e elas consideravam a iniciativa importante para suas vidas, as Ciências e a sociedade. Os principais efeitos positivos foram o recebimento de fomento, as oportunidades surgidas e o ganho de visibilidade. Porém, existem problemas relacionados ao programa, como a abrangência restrita e a promoção da meritocracia. Enfim, seria importante que o prêmio promovesse reflexões feministas sobre gênero e Ciências e atuasse de maneira mais abrangente na busca pela equidade na academia.

Downloads

Author Biographies

Gabriela Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná. Licenciada e Bacharela em Química pela Universidade Federal do Paraná.

Camila Silveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. Licenciada em Química, Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista.

Published

2025-01-20

How to Cite

FERREIRA, Gabriela; SILVEIRA, Camila. PROGRAMA L’ORÉAL-UNESCO-ABC PARA MULHERES NA CIÊNCIA: POTENCIALIDADES E LIMITES NA PERSPECTIVA DE LAUREADAS DA QUÍMICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. n. 2, p. 369–393, 2025. DOI: 10.14295/de.v12i2.18015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18015. Acesso em: 11 aug. 2025.