O PAPEL DO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING LGBTFÓBICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17185

Abstract

Este estudo investigou a preparação de profissionais da educação para lidar com o bullying LGBTfóbico. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa, foram aplicados questionários a educadores de uma escola em Ceres (GO), analisando sua capacitação para enfrentar essa forma de violência e identificar desafios no ambiente escolar. Os resultados revelam que muitos educadores se sentem despreparados para lidar com a diversidade sexual e de gênero, apesar de reconhecerem seu papel na luta contra a LGBTfobia. Destaca-se a importância da educação na promoção de um ambiente inclusivo e seguro, enfatizando o enfrentamento ao preconceito. A formação complementar é apontada como uma ferramenta essencial para capacitar os educadores a lidarem com o bullying LGBTfóbico, incentivando o protagonismo estudantil e ações de conscientização para construir um ambiente escolar mais acolhedor e respeitoso.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Samuel Santos da Silva, Universidade Federal de Goiás

Aluno de Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Goiás, Técnico em Informática pelo Colégio Estadual Virgílio do Vale.

Daniel Silva Alvarenga Costa , Instituto Federal Goiano

 Graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Goiano, IF Goiano, Brasil (2020). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera - Goiás, FAG, Brasil (2021). Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS. (Carga Horária: 420h) pelo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA, Brasil (2021). Especialização em Ensino de Biologia pelo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA, Brasil (2023). Experiência em sala de aula, com turmas de Fundamental I e II e Ensino Médio, na área de Pedagogia, Biologia Geral, com ênfase em Ciências da Natureza, Ornitofauna, Ecologia e Sustentabilidade. Atua como professor regente de Biologia em rede particular para Ens. Fundamental II e Ens. Médio.

Daniara Rayane e Silva, Universidade Estadual de Goiás - Anápolis

Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás - Anápolis. Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática pelo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres; Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Professora de Ciências, Biologia e Projeto de Vida no Colégio Estadual Virgílio do Vale - Ceres, Goiás. Participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) pelo IF Goiano - Ceres. Atualmente sou professora preceptora do Programa Residência Pedagógica do subprojeto Biologia do IF Goiano Campus Ceres. Possuo experiência com estudo e ensino a respeito de gênero, educação sexual, corpo e sexualidade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade na escola, enfrentamento ao bullying e homofobia. Participei e desenvolvi pesquisas na área de Políticas Públicas Educacionais a respeito de Educação Sexual e também na área da biologia aplicada, com a catalogação de fungos epifíticos e endofíticos em plantas nativas do cerrado, produção de lâminas microscópicas fúngicas e ensaios enzimáticos de fungos filamentosos. Possuo cursos complemetares de Escrita Científica Internacional, Melhoramento de Plantas, Novo Ensino Médio e Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática.

Fausto de Melo Faria Filho, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres.

Professor de Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Possui graduação em Física (bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás (2009), graduação em Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (2012), está cursando Matemática (Segunda licenciatura) pelo Centro Educacional Anhanguera (atual), possui mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2012) com período sanduíche na Universidade de São Paulo e doutorado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2017). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: amplificadores ópticos, filmes finos, campo magnético uniforme e magnetolipossomas. Atualmente é pesquisador na área de formação de professores, análise de currículo, tecnologias na educação e educação inclusiva. Foi gerente de Extensão do IF Goiano - Campus Ceres de agosto de 2018 a agosto de 2022. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e Gênero (Nepeds) do IF Goiano (conhecido como Todes por Um) desde 2020. Tem experiência em trabalhos editoriais e é idealizador e editor-chefe da revista trimestral digital informativa IF em movimento (ISSN: 2763-9312 - https://informatica.ifgoiano.edu.br/ifemmovimento/index.php/periodicos/).

Published

2025-08-16

How to Cite

SANTOS DA SILVA, Samuel; SILVA ALVARENGA COSTA , Daniel; RAYANE E SILVA, Daniara; DE MELO FARIA FILHO, Fausto. O PAPEL DO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING LGBTFÓBICO. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1491–1505, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.17185. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17185. Acesso em: 5 dec. 2025.