A arte de viver junto: juventudes e perspectivas de futuro

Autores

  • Carla Lisbôa Grespan Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas, Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-0179-3156
  • Cleber Gibbon Ratto Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas, Rio Grande do Sul.
  • Hans Gert Rottmann Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas, Rio Grande do Sul.

Resumo

Neste ensaio, tomaremos como análise os dados da pesquisa “Agenda Juventude Brasil 2013”, relacionados ao item “Temas da Juventude e Percepções do País”, sobretudo no que diz respeito à sociabilidade, ao “viver junto”, ao “estar junto”, tendo por objetivo pensar como as perspectivas de futuro das juventudes podem constituir uma linha de ampliação das formas de vida e sociabilidade, nunca completamente
previsíveis ou garantidas. Os espaços virtuais redefinem o espaço público e político, proporcionando o reconhecimento de variadas subjetividades. Essas redes têm constituído diferenciados espaços de vida, uma multiplicidade de novas práticas de si e ações coletivas de inteligência que potencializam as sociabilidades e abrem perspectivas para um futuro que estamos a forjar a cada instante. Mas uma questão fica em aberto: o que temos, nós educador@s, a ver com isso?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Lisbôa Grespan, Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas, Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE (2015). Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Graduações nos cursos de: Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e Licenciatura Plena em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora da Rede Estadual de Ensino Médio. Experiência profissional na área de Educação Física e de História, principalmente, na Formação de Professoras(es) de Anos Iniciais, educação Infantil e EJA. Os trabalhos acadêmicos abordam as temáticas sobre corpo, relações de gênero, sexualidades e suas interfaces com as práticas corporais/esportivas, a educação, a sociabilidades, a juventude e a cibercultura.

Cleber Gibbon Ratto, Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas, Rio Grande do Sul.

Pesquisador do CNPq. Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas. Psicoterapeuta. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisador e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão do IPA. Líder do Grupo de Pesquisa “Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas e integrante do Grupo de Pesquisa interinstitucional “Cultura, Subjetividade e Políticas de Formação”, ambos cadastrados no CNPQ.

Hans Gert Rottmann, Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas, Rio Grande do Sul.

Professor de Educação Física. Mestre em Educação pela ULBRA com ênfase em Estudos Culturais. Doutorando em Educação UNILASALLE. Bolsista CAPES.

Referências

BRASIL. Secretaria Nacional da Juventude. Agenda Juventude Brasil: pesquisa nacional sobre perfil e opinião dos jovens brasileiros. Secretaria Nacional da Juventude. Brasília. SNJ. 2014. Disponível em: <https://issuu.com/participatorio/docs/agenda_juventude_brasil_-_pesquisa_/1?e=12152407/10902032>. Acesso em: 24 fev. 2016.

BARTHES, Roland. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos: cursos e seminários no Collège de France, 1976-1977. Trad. Leyla Perrone-Moisés. Coleção Roland Barthes. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

BECK, Ulrich. Liberdade ou Capitalismo. São Paulo: UNESP. 2003.

FONTES, Malu. Manuel Castells: “a comunicação em rede está revitalizando a democracia”. Correio da Bahia - 11.05.2015. Disponível em: . Acesso em: 30 abril 2016. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal. 2004.

LECCARDI, Carmen. Por um novo significado do futuro. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP. v. 17, n. 2, São Paulo: 2005.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O Futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulos. 2010.

MAFFESOLI, Michel. O tempo retorna: formas elementares da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

RATTO, Cleber Gibbon. Enfrentar o vazio na cultura da imagem: entre a clínica e a educação. Pró-Posições. v. 25. São Paulo: UNICAMP. 2014. p. 161-180.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A particularidade do processo de socialização contemporâneo. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, v. 17, n. 2. São Paulo: 2005.

SIMMEL, George. Questões Fundamentais da Sociologia: indivíduo e sociedade. Rio de Janeiro: Zahar. 2006. 118 p.

UNESCO. Redação sem Discriminação. São Paulo: Textonovo. 1996.

Downloads

Publicado

2017-02-18

Como Citar

Grespan, C. L., Ratto, C. G., & Rottmann, H. G. (2017). A arte de viver junto: juventudes e perspectivas de futuro. Diversidade E Educação, 4(7), 22–30. Recuperado de https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6387