ELENA FERRANTE

CENAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA TETRALOGIA NAPOLITANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19463

Resumo

O presente trabalho está inserido na perspectiva dos Estudos Culturais e de Gênero, pela qual se propõe a analisar o tema da violência contra a mulher na Tetralogia Napolitana, da autora de literatura contemporânea Elena Ferrante. Inicialmente é feita uma apresentação da obra e do que se sabe sobre a autora, em seguida elencamos os referenciais teóricos que norteiam a pesquisa. As discussões centrais estão divididas em duas partes e são produzidas a partir da leitura de cenas do Romance. Na primeira, tratamos de aspectos relacionados às opressões sociais nas quais as personagens femininas são construídas desde a infância, na segunda parte as discussões estão voltadas para a questão da violência sexual.

Palavras-chave: Violência contra a mulher. Violência de Gênero. Elena Ferrante. Literatura Contemporânea.

Downloads

Biografia do Autor

Clarice Janaína de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Joanalira Corpes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação em Ciências, pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Downloads

Publicado

18-06-2025

Como Citar

DE OLIVEIRA GONÇALVES, Clarice Janaína; CORPES MAGALHÃES, Joanalira. ELENA FERRANTE: CENAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA TETRALOGIA NAPOLITANA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. especial, p. 150–164, 2025. DOI: 10.63595/de.v13iespecial.19463. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19463. Acesso em: 13 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação