“CUIDADO, UM ESTUPRADOR ESTÁ ESCONDIDO AÍ!”

UM CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR A NOS FAZER PENSAR SOBRE OS ENFRENTAMENTOS ÀS VIOLÊNCIAS SEXUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19433

Resumo

A série Não nos Calaremos (2024) foi o artefato escolhido para destacarmos algumas pedagogias culturais que podem ensinar a partir de um currículo cultural não escolar. Para isso, realizamos a análise de determinadas situações de violências sexuais contra as jovens estudantes na série e problematizamos a partir dos referenciais teóricos dos Currículos Culturais Não Escolares e dos Estudos de Gêneros. Os principais apontamentos são os ensinamentos sobre as denúncias de violências sexuais, fazendo coro às lutas feministas de eliminação de todas as formas de violências contra as mulheres, apesar de alguns cenários conservadores que visam barrar tais discussões do campo público. Ademais, consideramos que essas pedagogias colaboram para a visibilidade das práticas de resistências às violências sexuais, ensinando-nos para não nos calarmos diante destas e de nenhuma outra forma de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiele Hundertmarck, Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

Doutoranda em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Enfermeira escolar no Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos (IFFar JC), Rio Grande do Sul, Brasil.

Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Psicologia (PUCRS), professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

18-06-2025

Como Citar

HUNDERTMARCK, Katiele; HILLESHEIM, Betina. “CUIDADO, UM ESTUPRADOR ESTÁ ESCONDIDO AÍ!”: UM CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR A NOS FAZER PENSAR SOBRE OS ENFRENTAMENTOS ÀS VIOLÊNCIAS SEXUAIS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. especial, p. 229–247, 2025. DOI: 10.63595/de.v13iespecial.19433. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19433. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação