“CUIDADO, UM ESTUPRADOR ESTÁ ESCONDIDO AÍ!”
UM CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR A NOS FAZER PENSAR SOBRE OS ENFRENTAMENTOS ÀS VIOLÊNCIAS SEXUAIS
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19433Resumo
A série Não nos Calaremos (2024) foi o artefato escolhido para destacarmos algumas pedagogias culturais que podem ensinar a partir de um currículo cultural não escolar. Para isso, realizamos a análise de determinadas situações de violências sexuais contra as jovens estudantes na série e problematizamos a partir dos referenciais teóricos dos Currículos Culturais Não Escolares e dos Estudos de Gêneros. Os principais apontamentos são os ensinamentos sobre as denúncias de violências sexuais, fazendo coro às lutas feministas de eliminação de todas as formas de violências contra as mulheres, apesar de alguns cenários conservadores que visam barrar tais discussões do campo público. Ademais, consideramos que essas pedagogias colaboram para a visibilidade das práticas de resistências às violências sexuais, ensinando-nos para não nos calarmos diante destas e de nenhuma outra forma de violência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




