O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”

INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • Kátia Batista Martins UFLA
  • Cláudia Maria Ribeiro Universidade Federal de Lavras https://orcid.org/0000-0003-1741-371X
  • Fábio Pinto Gonçalves do Reis Universidade Federal de Lavras
  • Leandro Veloso Silva Faculdade Presbiteriana Fagammon
  • Marlyson Alvarenga Pereira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14433

Resumo

Este texto apresenta o grupo de pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente, vinculado ao CNPq, que nasceu em 2009 e seu compromisso com a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. No contexto da aprovação de vários projetos de extensão fomos desafiadas e desafiados a imprimir a teorização pós-crítica na realização dos mesmos. Isso porque, na condução das disciplinas da graduação, mesmo que no estudo de vários referenciais teóricos, os procedimentos faziam borbulhar saberes que estranhavam o que é normal; as naturalizações; o mapeamento das relações de poder para assumir a lógica rizomática do “e” e evitar a lógica binária do “ou”. Assim sendo, o ensino e a extensão assumiam a indissociabilidade e a pesquisa seguiu esta mesma trajetória. Este texto, escrito a muitas mãos traz a experiência de docentes e discentes que navegaram pelas águas do Fesex.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Batista Martins, UFLA

Mestra em Educação. Professora no Núcleo de Educação da Infância da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras, Universidade Federal de Lavras. Lavras, Minas Gerais, Brasil.

Cláudia Maria Ribeiro, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Lavras (1974), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Lavras e continua atuando na pesquisa e na extensão produzindo conhecimento nas temáticas de Sexualidade, Gênero e o Imaginário das Águas. Ex-coordenadora do Grupo de Pesquisa Relações entre Filosofia e Educação para a Sexualidade na contemporaneidade: a problemática da Formação Docente (2009 até novembro de 2018).. Ex-coordenadora do Mestrado Profissional em Educação/Departamento de Educação/UFLA. No período de 01 de março de 2013 a 28 de fevereiro de 2014: pós-doutorado na Universidade do Minho - Braga, Portugal sob a orientação do Prof. Dr. Alberto Filipe Araújo. Bolsista CAPES processo 4038/13-4. Ex-coordenadora do PIBID Pedagogia/Gênero e Sexualidade - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Coordenadora do Projeto aprovado PROEXT/MEC 2015 - Borbulhando Enfrentamentos às Violências Sexuais nas Infâncias no Sul de Minas Gerais realizando seminários para estudo do livro produzido pelo projeto (2016 a 2018). Licença para capacitação no período de outubro a dezembro de 2016 no Instituto de Ciências das Artes da Universidade Federal do Pará - PA sob a orientação do Prof. Dr. João de Jesus Paes Loureiro. Coordenadora do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil e presidente do Comitê Gestor do Fórum. Membro do Colegiado do Fórum Mineiro de Educação Infantil. Pesquisadora da Mostra Internacional do Cinema Negro. Curador Prof. Dr. Celso Luiz Prudente. Estudos em Sevilha - Es (março, abril, maio/2019) para aprofundamento na cultura andaluza na interlocução com o imaginário das águas.

Fábio Pinto Gonçalves do Reis, Universidade Federal de Lavras

possui graduação em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1996), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco-USF (2005) e Doutorado pela Universidade de São Paulo-USP (2010). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Lavras - UFLA, no Departamento de Educação Física, atuando em disciplinas pedagógicas e de fundamentação. É orientador de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu do Departamento de Educação, na linha de pesquisa: Práticas e inovações pedagógicas. É integrante do Grupo de Pesquisa " Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente", como também integra o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física (GEFORDEF), ambos registrados no Cnpq. Tem experiência na área de Educação, História e Educação Física, abordando principalmente os seguintes temas: infância, educação infantil, história da educação, educação física escolar e diversidades.

Leandro Veloso Silva, Faculdade Presbiteriana Fagammon

Graduado em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Faculdade Presbiteriana Gammon (1999). Graduado em PEDAGOGIA pelo Grupo Educacional IBRA - FABRAS (2020). - DOUTOR em ESTUDOS DO LAZER - Área de Concentração CULTURA E EDUCAÇÃO - pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO - da Universidade Federal de Minas gerais - UFMG (2020). - MESTRE EM EDUCAÇÃO - MPE - pelo Departamento de Educação - DED - da Universidade Federal de Lavras - UFLA (2013). - ESPECIALISTA em PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE pelo IBRA-FABRAS (2021) - em ESPORTE ESCOLAR pela Universidade de Brasília- EaD (2006) - em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Lavras (2004) e em NUTRIÇÃO HUMANA E SAÚDE pela Universidade Federal de Lavras (2001). - Curso de Extensão em RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS pela Universidade Federal de São João Del Rei (2009) e de PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS pela Universidade de Brasília (2009). - Professor Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais da E M Dra. Dâmina - PML. - Professor Ensino Fundamental - Anos Iniciais Colégio UNILAVRAS. - Professor da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON - Graduação em Educação Física Licenciatura/Bacharelado (Disciplinas: PEDAGOGIA DO ESPORTE / PRÁTICA DE FORMAÇÃO / INCLUSÃO E DIVERSIDADE) / Graduação em Pedagogia (Disciplina: EDUCAÇÃO INCLUSIVA I - EDUCAÇÃO PARA POPULAÇÃO QUILOMBOLA, INDÍGENA E DO CAMPO / LABORATÓRIO DE PRÁTICAS IV: ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS) (2014 - atual) - Professor Substituto Departamento de Educação DED/UFLA - Disciplinas: PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES / EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES / METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA / GESTÃO EDUCACIONAL FUNDAMENTOS / POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA II (2018) - Professor Formador convidado da Graduação em Pedagogia - EAD pelo DIRED-UFLA (Disciplinas: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA / PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES / LINGUAGEM IV - LINGUAGEM ARTÍSTICA, CULTURAL E MIDIÁTICA / LINGUAGEM V - LINGUAGEM CORPORAL (2013 - 2018). - Professor/Tutor a Distância do Curso de Especialização Lato Sensu / Extensão - EAD - em "Gênero e Diversidade na Escola - GDE" pelo CEAD-UFLA - UAB (2010 - 1012) e do Curso de Extensão GDE (2013). - Professor/Tutor Graduação Letras Português, Letras Inglês e Pedagogia pelo CEAD-UFLA (2012 - 2013). - Professor Formador do Curso de Graduação em Filosofia - EAD pelo DIRED-UFLA - Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II, III e IV (2014 a 2016) - Surpervisor de Docência a Distância / Tutoria do Curso de Filosofia - EAD pelo DIRED-UFLA - Estágio Supervisionado (2014 - 2016) - Membro do Grupo de Pesquisa - FESEX - "Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente" do Departamento de Educação da UFLA (desde 2011).

Marlyson Alvarenga Pereira, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, Unesp - Marília (2020). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2014). Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2008) e em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (2018). Professor na educação básica atuando nas disciplinas de filosofia e sociologia, desde 2009. Atua nos temas das travestilidades, transexualidades, cartografia, teoria Queer, biopolítica, resistências.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Batista Martins, K., Maria Ribeiro, C., Pinto Gonçalves do Reis, F., Veloso Silva, L. ., & Alvarenga Pereira, M. . (2024). O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Diversidade E Educação, 10(1), 20–36. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14433

Edição

Seção

Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a insociabilidade nas experiênc