LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14429

Resumo

O presente texto busca refletir sobre as constantes movimentações na produção, construção, desconstrução e reconstrução de si, dos outros, a partir de alguns dos dispositivos correlatados na inserção de sujeites outres na sociedade plural e por vezes, oxímora na proposição da vida. Assim a produção em questão visa apresentar tópicos do Curso Linguagem Inclusiva de Gênero e sua importância na Educação, promovido pelo Programa de Iniciação Acadêmica – PROINICIAR/UERJ. Além disso, busca-se demonstrar sua relevância na/para a formação de professoras/es, bem como suas implicações no/para o corpo social. Organizamos o texto em três mo(vi)mentos: 1 - o Curso; 2 - uma breve discussão teórico-epistemológica e; 3 - ilustrar os desdobramentos dessa vasta e polêmica discussão na sociedade brasileira. Concluímos com a evidenciação das disputas de poder e de produção de subjetividades através das construções de narrativas e fragmentos permeados na contextualização hegemônica em torno da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luíz Coutinho Vicente, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Antropologia Social (PPGAS/MN-UFRJ). Graduado em Pedagogia (IE/UFRRJ). Desenvolve pesquisas sobre Gênero e Sexualidades, Formação de Professores, Políticas Públicas em Educação, e Direitos Sexuais e Reprodutivos. Bolsista PROEX/CAPES.

Leticia de Gusmão Almeida Xavier, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC) e Licencianda em Letras - Português/Inglês - na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora da Educação Básica na Prefeitura do Rio de Janeiro.

Anna Clara Nascimento Fidelis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com interesse nas áreas de Educação Inclusiva e Decolonialidades com foco em realidades indígenas e afrobrasileiras.

Sara Wagner York, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

ou Sara Wagner Pimenta Gonçalves Junior - que faz uso de nome duplo em razão da possibilidade de uso do nome social, é graduada em Letras (Português e Inglês) e Pedagogia, Mestra em Educação e Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PPGEDU/FFP/UERJ. Professora da Educação Básica e no Ensino Superior no curso de Pedagogia CEDERJ/UERJ. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Vicente, A. L. C., de Gusmão Almeida Xavier, L., Nascimento Fidelis, A. C., & Wagner York, S. (2024). LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO. Diversidade E Educação, 10(1), 251–276. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14429