" EU SOU BUGRE"

GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Tiago Duque Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14315

Resumo

Esse texto em tela se propõe ao exercício analítico de pensar as ações do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) – e o seus efeitos, assim como as possíveis contribuições que as suas experiências no ensino, na pesquisa e na extensão têm a oferecer para o campo da Educação em contextos sul-mato-grossenses. Por meio de uma experiência vivida em sala de aula, em que um indígena justifica a compreensão do conteúdo em relação a travestis e transexuais pelo fato de ele ser “bugre” – em uma perspectiva pós-crítica em educação –, discute-se gênero, sexualidade, diferenças e reconhecimento. Conclui-se que em contextos sul-mato-grossense, onde as diferenças se apresentam de modo desafiador em termos de desigualdade, violência e injustiça, o conhecimento disruptivo pode contribuir para que elas possam ser compreendidas fora de interpretações binárias e essencialistas, indicando o quanto os/as “não diferentes” são tão produzidos/as socialmente como os/as diferentes.

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Biografia do Autor

Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP e Mestre em Sociologia pela UFSCar (2009). Bancarel e Licenciado em Ciências Socias pela PUC Campinas. É professor do Mestrado em Educação do Campus Pantanal da UFMS.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Duque, T. (2024). " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE . Diversidade E Educação, 10(1), 83–108. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14315

Edição

Seção

Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a insociabilidade nas experiênc