PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DA MULHER NEGRA UNIVERSITÁRIA:

INCIDÊNCIAS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE

Autores

  • João Paulo Lopes dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Nubia Regina Moreira

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.13866

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar os processos de subjetivação de quatro estudantes universitárias negras. A pesquisa foi estruturada e desenvolvida a partir da análise de suas narrativas acerca do questionamento: como as incidências de gênero, raça e classe impactam o processo de subjetivação de mulheres negras no Ensino Superior? Como procedimento metodológico utilizamos a técnica da entrevista semiestruturada, o que permitiu revelar a realidade de vida delas. O estudo possibilitou mostrar que a mobilidade social viabilizada pela formação no Ensino Superior as permitiu se situarem em espaços possíveis, e em lugares antes restritos às mulheres, sobretudo às mulheres negras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Lopes dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/UERJ.

Nubia Regina Moreira

Doutora em Sociologia e professora do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB). 

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Lopes dos Santos, J. P., & Moreira, N. R. (2024). PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DA MULHER NEGRA UNIVERSITÁRIA: : INCIDÊNCIAS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE. Diversidade E Educação, 10(1), 277–304. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.13866