PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DA MULHER NEGRA UNIVERSITÁRIA:

INCIDÊNCIAS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE

Autores

  • João Paulo Lopes dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Nubia Regina Moreira

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.13866

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar os processos de subjetivação de quatro estudantes universitárias negras. A pesquisa foi estruturada e desenvolvida a partir da análise de suas narrativas acerca do questionamento: como as incidências de gênero, raça e classe impactam o processo de subjetivação de mulheres negras no Ensino Superior? Como procedimento metodológico utilizamos a técnica da entrevista semiestruturada, o que permitiu revelar a realidade de vida delas. O estudo possibilitou mostrar que a mobilidade social viabilizada pela formação no Ensino Superior as permitiu se situarem em espaços possíveis, e em lugares antes restritos às mulheres, sobretudo às mulheres negras.

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Biografia do Autor

João Paulo Lopes dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/UERJ.

Nubia Regina Moreira

Doutora em Sociologia e professora do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB). 

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Publicado

2024-01-25

Como Citar

Lopes dos Santos, J. P., & Moreira, N. R. (2024). PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DA MULHER NEGRA UNIVERSITÁRIA: : INCIDÊNCIAS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE. Diversidade E Educação, 10(1), 277–304. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.13866