PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DA MULHER NEGRA UNIVERSITÁRIA:
INCIDÊNCIAS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v10i1.13866Resumo
O objetivo desse estudo é analisar os processos de subjetivação de quatro estudantes universitárias negras. A pesquisa foi estruturada e desenvolvida a partir da análise de suas narrativas acerca do questionamento: como as incidências de gênero, raça e classe impactam o processo de subjetivação de mulheres negras no Ensino Superior? Como procedimento metodológico utilizamos a técnica da entrevista semiestruturada, o que permitiu revelar a realidade de vida delas. O estudo possibilitou mostrar que a mobilidade social viabilizada pela formação no Ensino Superior as permitiu se situarem em espaços possíveis, e em lugares antes restritos às mulheres, sobretudo às mulheres negras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.