RACISMO NA OBRA DE MONTEIRO LOBATO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13454Resumo
No Brasil, criou-se a Lei 12.735, de 2012, que garante a punição a pessoas que fizerem ofensas racistas contra os negros, e isso se deve a uma longa dívida social que a nação tem para com eles, visto que foram escravizados entre 1535 e 1888, e perto de 49 milhões de pessoas perderam suas vidas. Apesar disso, Monteiro Lobato publicou um romance de ficção científica em 1926, tão somente com o objetivo de encontrar soluções para o extermínio da raça negra. O presente ensaio visa analisar como o escritor de Taubaté fez isso no romance O Presidente Negro. Para tanto, estudou-se a história da escravidão em autores como Abdias do Nascimento, Sandra Jatahy Pesavento e Joaquim Nabuco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.