GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA

Autores

  • Kátia Batista Martins UFLA

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12685

Resumo

Nesta pesquisa buscou-se investigar os processos educativos desencadeados em uma brinquedoteca com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise da empiria, construí as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos feministas e estudos culturais que abarcam os referenciais pós-estruturalistas. Desse modo, investigo a realidade de uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais, que atende crianças de dois a sete anos. Foram realizadas observações, aplicação de questionário para as educadoras e, intencionalmente, algumas atividades para suscitar a fala das crianças sobre gênero e sexualidades. Sexualidade e gênero são questões sociais e políticas que devem ser discutidas nos espaços educativos, enfatizando os brincares como espaço de diálogo e de novas possibilidades de ser. Portanto, esses pressupostos impulsionam a refletir e analisar os processos educativos e as (im)possibilidades nos brincares desencadeados na brinquedoteca. Assim, reflito sobre como as crianças têm se posicionado diante do que lhes é proposto.

 

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

BATISTA MARTINS, Kátia. GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 428–454, 2024. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12685. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12685. Acesso em: 13 nov. 2025.