POSSIBILIDADES DE EXISTÊNCIAS TRANS

ANALISANDO NARRATIVAS DE PESQUISADORAS/ES

Autores

  • Yasmin Teixeira Mello Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-7281-6864
  • Joanalira Corpes Magalhães Professora do Instituto de Educação e do Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG/PPGEC). Rio Grande, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12622

Resumo

As possibilidades de trajetórias trans, em nossa sociedade, ainda são atreladas a diversos preconceitos, negando as existências dessas pessoas em diversos espaços, a exemplo do meio acadêmico. O objetivo deste texto é estabelecer interlocuções com as narrativas de quatro pesquisadoras/es trans a fim de discutir as marcas que foram significativas nas experiências de constituição dessas pessoas. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas on-line com auxílio de um roteiro semiestruturado, com pesquisadoras/es trans brasileiras/os. Ainda, foi utilizada a investigação narrativa problematizar os relatos. As análises das narrativas foram organizadas em duas cenas: Cena narrativa 1: Possibilidades de vivências dos gêneros; Cena narrativa 2: O processo de constituição enquanto pesquisadora/pesquisador. Ao tensionarmos as questões presentes nas cenas narrativas, a partir das falas das/os pesquisadoras/es trans, observamos o quanto as existências trans são atravessadas por diversos acontecimentos, os quais constituem essas pessoas enquanto sujeitas/os.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Teixeira Mello, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (2018) e Bacharelado (2019) pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE) da Universidade Federal do Rio Grande.

Joanalira Corpes Magalhães, Professora do Instituto de Educação e do Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG/PPGEC). Rio Grande, RS, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professora do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Furg. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do GT Pedagógico da Secretaria de Educação a Distância (SEaD), da Furg. Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad (Gies). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros, gênero e ciência, sexualidades, artefatos culturais. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5154939094832400. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9785-6854. E-mail: joanaliramagalhaes@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Mello, Y. T., & Magalhães, J. (2024). POSSIBILIDADES DE EXISTÊNCIAS TRANS: ANALISANDO NARRATIVAS DE PESQUISADORAS/ES. Diversidade E Educação, 9(Especial), 178–204. https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12622

Edição

Seção

N. Especial: Tecituras em Redes de Discussões e Afetos: interface..