DOSSIÊ ESTUDOS CULTURAIS E CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR: MÚLTIPLOS ARTEFATOS EM INVESTIGAÇÃO
18-06-2025
Com muita alegria e potência, apresentamos este dossiê, fruto de uma composição acadêmica e afetiva que reúne seis docentes de quatro instituições (FURG, UFMA, UFRGS e IFRS), que se encontraram no desejo de pensar, tensionar e inventar modos de pesquisar com e a partir do conceito de currículo cultural não escolar.
Aqui, nos debruçamos sobre os saberes e as pedagogias que circulam fora dos muros da escola, mas que educam, formam, subjetivam e atravessam os cotidianos. São contos, HQs, séries, músicas, shows, vídeos, filmes, novelas, webinários e tantos outros artefatos culturais que ensinam, moldam modos de vida e produzem currículos — ainda que, muitas vezes, a escola tente ignorá-los.
Esse dossiê pulsa junto com os Estudos Culturais em Educação, conectando pesquisas, afetos, resistências e invenções. É um convite a mergulhar nas pedagogias do presente, a olhar com mais cuidado para os modos como aprendemos no e com o mundo.
A capa, lindamente escolhida, homenageia os 25 anos da obra Estudos culturais em educação, organizada por Marisa Vorraber Costa, que segue sendo referência incontornável para quem se move nesse campo.
A cada texto, um convite: desestabilizar certezas, abrir perguntas, inventar outros modos de pensar, fazer e viver a educação.
Vem com a gente nessa travessia!
Acesse:
v. 13 n. especial (2025): Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural Não Escolar: múltiplos artefatos em investigação
Organização:
- Paula Regina Costa Ribeiro
- Danilo Araujo de Oliveira
- Joanalira Corpes Magalhães
- Juliana Ribeiro Vargas
- Carin Klein
- Luciano Nascimento Corsino




