Preservação do material bibliográfico da biblioteca Hugo Dantas da Silveira - Universidade Federal do Rio Grande – FURG
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.8286Palavras-chave:
Biblioteca Universitária, Preservação, Material bibliográficoResumo
As bibliotecas universitárias têm papel relevante no processo ensino/aprendizagem de toda comunidade, pois relaciona-se diretamente com o estudo e a pesquisa, assim como atua nos processos sociais ao ser responsável pela disseminação do conhecimento produzido em todas as áreas do saber. Neste pensar, busca-se discutir a relevância de alguns processos adotados pela Biblioteca Hugo Dantas da Silveira da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, para preservar os materiais do acervo corrente, uma vez que se torna necessário preservar e conservar seu acervo visando a vida útil e o uso coletivo desses materiais. Após a constatação dos materiais bibliográficos devolvidos em péssimo estado de conservação, verificou-se a necessidade de realizar ações educativas com o intuito de minimizar esta prática, sensibilizando os usuários que utilizam os produtos da biblioteca. Demonstra-se que processos de preservação são responsabilidade tanto da unidade de informação e seus profissionais quanto do usuário. Para debater o assunto foram utilizados os materiais devolvidos pelos usuários em péssimo estado de uso, colaborando com o entendimento que é preciso educar para preservar. Foram criados marca páginas sobre o assunto e exposições na biblioteca sobre materiais bibliográficos danificados. Espera-se que essas ações impactem positivamente na redução de danos a coleção desta biblioteca.
Downloads
Referências
ANDRADE, Inaya Gomes de et al. Estímulo à conservação e preservação do material bibliográfico: relato de experiência. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 145-154, jun. 2012. ISSN 1678-765X. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1901>. Acesso em: 18 jun. 2018.
ANTUNES, Margaret Alves. Pequenos reparos em material bibliográfico. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2010.Disponível: https://spleituras.org.br/wp-content/uploads/2015/06/NOTAS-DE-BIBLIOTECA-N-2.pdf Acesso em: 18 jun. 2018.
CASSARES, Norma C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e imprensa oficial, 2000.
CORADI, J.P.; STEINDEL, G.E. Técnicas básicas de conservação e preservação de acervos bibliográficos. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.2, p.347-363, 2008. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/viewFile/588/693 Acesso em:04 jul. 2018.
FONSECA, Edson Nery da. Introdução à Biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 2007.
MÁRSICO, Maria Aparecida de Vries. Noções básicas de conservação de livros e documentos. [EM LINHA]. [CONSULT. EM 08 Jan. 2009]. DISPONÍVEL em: www.biblioteca.ufla.br/site/index.php/downloads/doc_download/7-nocoes-basicas-de-conservacao-de-livros-e-documentos Acesso em: 24 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.