Percepção de estudantes quanto ao uso do acervo de e-books de uma biblioteca universitária
Palavras-chave:
Divulgação de e-books, Biblioteca universitária, Acesso à informaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é retratar a percepção de estudantes em relação ao acervo de e-books de uma Biblioteca Universitária com a finalidade de verificar se os estudantes, potenciais usuários dessa biblioteca, lêem e-books e/ou conhecem o acervo de e-books de sua biblioteca. Para obtenção dos resultados, além de levantamento bibliográfico, foram aplicados questionários a estudantes universitários de um curso de Biblioteconomia do interior do Estado de São Paulo. Os resultados demonstram que embora todos os estudantes que participaram da pesquisa possuem algum aparato tecnológico que permite a leitura de e-books, nem todos os estudantes lêem obras neste formato e a maioria desconhece que a Biblioteca de sua instituição possua um acervo de obras digitais. Conclui-se que há fragilidades na forma de divulgação e até mesmo acesso aos acervos digitais.Downloads
Referências
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION – ALA. EBook business models for public libraries. 2012. Disponível em: <http://americanlibrariesmagazine.org/sites/default/files/EbookBusinessModelsPublicLibs_ALA.pdf> Acesso em 25 out 2013
ARTILES, M. et al. The impact of e-readers and e-books on the library of congress and the us copyright office. Journal of Scholarly Publishing, v. 45, n. 1, pp. 1-34, oct. 2013.
CUNHA, M. B. da. Desafios na Construção de uma biblioteca digital. Ci. Inf., Brasília, v. 28, n. 3, Set./Dez. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651999000300003> Acesso em 20 jan 2013.
LEAL, J. Reengenharia em bibliotecas. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 8, n. 1, 2010. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000009043&dd1=2920a> . Acesso em 20 jan 2013.
NEVES, Jose. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração. Sao Paulo, v. 1, n. 3 - 2a. Sem. 1996. Disponivel em: <http://www.dcoms.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/pesquisa_qualitativa_caracteristicas_usos_e_possibilidades.pdf> Acesso em 25 ago 2014
RIBEIRO, R. M. A tecnologia da informação e comunicação (TIC): fator condicionante da inovação em bibliotecas universitárias. M.R. Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas - SP, v.9, n.2, p.41-48, jan./jun. 2012. Disponível em: < http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/557>. Acesso em 21 Jun 2014.
SERRA, L. G. Livro digital e bibliotecas. Rio de Janeiro: FGV, 2014.
SILVA, R. A. da. E-books em bibliotecas: novos desafios para bibliotecários. XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação – Florianópolis, SC, Brasil. 2013. Disponível em: < portal.febab.org.br/anais/article/download/1398/1399> Acesso em: 21 Jun 2014.
WALTON, E. W. Why undergraduate students choose to use e-books. Journal of Scholarly Publishing, v. 46, n. 4, pp. 273-270, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.