O docente e a biblioteca universitária: aspectos relacionados ao uso dos recursos informacionais

Autores

  • Maria Naires Alves de Souza Universidade Federal do Ceará(UFC)
  • Rosane Maria Costa Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v31i2.6938

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária. Sistema Pergamum. Docentes. Sistema de Informação.

Resumo

As bibliotecas são entidades que se utilizam de tecnologias para pesquisa/busca, otimização de tempo, facilidade de acesso à informação, entre outras. O exercício da docência não seria indiferente a tais tecnologias. Objetiva-se investigar a utilização da biblioteca universitária pelos docentes via sistema pergamum. Pesquisa de natureza exploratória e documental, tendo por universo os usuários que utilizaram as bibliotecas da Universidade Federal do Ceará via Sistema Pergamum, entre 2003 a 2017. Os resultados explicitam que menos de 2% dos docentes realizam empréstimo domiciliar; no relacionado à área de especificidade, a classe 500 é a que mais tem material emprestado para os docentes, enquanto que as bibliotecas com mais empréstimos para docentes são de Ciências Humanas, Central do Campus do Pici e do Curso de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Naires Alves de Souza, Universidade Federal do Ceará(UFC)

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior(UFC), Especialista em Pesquisa Científica (UECE), Graduada em Biblioteconomia (UFC). Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará.

Rosane Maria Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Especialista  em Tecnologias Aplicadas ao Gerenciamento da Informação(UFC), Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará.

Referências

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2007.

LAUDON. K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.

O’BRIEN, J. A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

PERGAMUM UFC. Relatórios. Fortaleza, 2018. Disponível em:. Acesso em: 20 jan. 2018.

REDE PERGAMUM. Curitiba: PUCPR, 2017. Disponível em:< http://www.pergamum.pucpr.br/redepergamum/rede_conheca.php?ind=1>.Acesso em: 15 abr. 2017.

SOUZA, M. N. A. Uso de tecnologia da informação e comunicação no ensino superior: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFC. 89f. Dissertação (mestrado profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

STAIR, R. M.; REYNOLDS, G. W. Princípios de sistemas de informação. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca Universitária. Sistema Integrado de Bibliotecas. Fortaleza, 2017. Disponível em: < http://www.biblioteca.ufc.br/>.

Acesso em: 15 maio 2017.

Downloads

Publicado

2018-06-11

Como Citar

Souza, M. N. A. de, & Costa, R. M. (2018). O docente e a biblioteca universitária: aspectos relacionados ao uso dos recursos informacionais. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 31(2), 01–13. https://doi.org/10.14295/biblos.v31i2.6938

Edição

Seção

Artigos