Gestão da informação e do conhecimento

fundamentos e práticas de mapeamento, organização, uso e avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/biblos.v39i1.20808

Palavras-chave:

Gestão da informação, Gestão do conhecimento, Mapeamento

Resumo

Apresenta o dossiê "Gestão da Informação e do Conhecimento: Fundamentos e Práticas de Mapeamento, Organização, Uso e Avaliação", organizado em parceria com o Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Sob a ótica da Ciência da Informação, os trabalhos reunidos exploram a informação como recurso estratégico e transversal. O volume articula dimensões epistemológicas e aplicações práticas, dividindo-se em eixos que abordam: a patentometria e inovação baseada na biodiversidade amazônica (espécies murumuru, andiroba e gênero Maytenus); os fundamentos teóricos entre história e organização do conhecimento e saberes indígenas; a avaliação de sistemas de informação (SIGAA) e mediação em bibliotecas; e o comportamento informacional frente à desinformação na pandemia e o fenômeno do não-uso em bibliotecas públicas. Dessa forma, o dossiê reafirma a relevância da Gestão da Informação e do Conhecimento como campo interdisciplinar capaz de responder a desafios contemporâneos e regionalizados, ao unir o rigor acadêmico à análise de contextos específicos — da riqueza biotecnológica da Amazônia às dinâmicas sociais em bibliotecas e ambientes digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas

Professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Estágio Pós Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Docente do Programa de Pós-graduação Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UFAM) e do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação (PPGIC/FIC/Ufam). Atuou como gestora da implantação do Núcleo de Informação Biotecnológica do CBA (2004-2014). Foi membro da Diretoria do Conselho Federal de Biblioteconomia (2006-2012), da Comissão Técnica de Biblioteconomia para o acompanhamento e avaliação das ações de Implantação do Curso de Bacharelado desta área no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Coordenadora da Rede Norte de Repositórios Digitais (RBRD/Norte)

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciência da Informação (2017), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/ PGCIN) - Turma 2013. Mestre em Ciência da Informação (2012) pela UFSC/ PGCIN, Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas (2007) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Graduada em Biblioteconomia (2005) pela UFAM. Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Professora permanente, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação (PPGIC/UFAM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa 'Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia' (UFAM). Coordenadora da Região Norte da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação - ABECIN (Gestão 2025-2028). É avaliadora de periódico nacional e internacional. Tem competência de atuar nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia; Gestão da informação, Gestão do Conhecimento, Fluxos de Informação em ambientes de inovação (Parque Tecnológico, Incubadora e startup); Análise, produção, compartilhamento, métricas e consumo de conhecimentos: Mulheres na Ciência regional, Fenômenos informacionais (desinformação, fakenews, pós-verdade) no contexto ambiental.

Mateus Rebouças Nascimento, Universidade Federal de Rondonópolis

Professor do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Gerente da Editora Universitária da Universidade Federal de Rondonópolis (EduUFR). Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020-2025). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Vencedor do Prêmio Jürgen Döbereiner 2025 da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) na Categoria Editor do Futuro. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em estudos métricos da informação por meio da bibliometria, cientometria, ciência aberta, sustentabilidade e questões aplicadas à região amazônica. 

Referências

CARVALHO, A. V.; BARBOSA NETO, P. A. (org.). Desafios e perspectivas em gestão da informação e do conhecimento. Natal: EDUFRN, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/server/api/core/bitstreams/b255112e-a934-4d74-b6c6-754c3f196fdb/content. Acesso em: 26 jan. 2026.

CASTANHA, R. G.; CAZANE, A. L. A evolução das tendências de pesquisa em gestão da informação e gestão do conhecimento: uma análise de 1993 a 2023. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 740-770, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/136125. Acesso em: 28 jan. 2026.

DUARTE, E. N. N. et al. Conteúdos emergentes da gestão da informação e do conhecimento nos cursos de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 10, n. especial, p. 88-109, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21714/2236-417X2020v10nep176. Acesso em: 28 jan. 2026.

Downloads

Publicado

2026-02-11

Como Citar

Barbalho, C. R. S., Inomata, D. O., & Nascimento, M. R. (2026). Gestão da informação e do conhecimento: fundamentos e práticas de mapeamento, organização, uso e avaliação. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 40. https://doi.org/10.63595/biblos.v39i1.20808