Reflexões sobre as práxis da biblioteca no período da pandemia covid-19

a experiência do Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.14261

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Dispositivos informacionais, Pandemia da COVID-19, Trabalho remoto

Resumo

A pandemia Coronavírus (COVID-19), que recentemente afligiu a humanidade, gerou múltiplos impactos, que incidiram na qualidade de vida social e na saúde, no desenvolvimento científico, econômico e tecnológico. Contudo, vale contextualizar que a Ciência da Informação com o arcabouço teórico da representação do conhecimento e da gestão de informação manifestados em seus variados recursos tecnológicos e fontes informacionais tiveram papel fundamental para a circulação, a mediação e o acesso à informação. Este relato de experiência, de forma descritiva e utilizando pesquisa documental, tem por objetivo apresentar as inter-relações dos dispositivos informacionais - acervo, biblioteca e bibliotecário- no contexto da pandemia do COVID- 19 no Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia. Para apresentação dos resultados, foram descritas as estratégias, os dispositivos digitais e os recursos tecnológicos utilizados pelos bibliotecários com os usuários da comunidade universitária, no intuito de cumprir a missão de interagir, de integrar e de disseminar a informação e o conhecimento, que causaram vários malefícios à sociedade nesse período. Em síntese, mediada pela tecnologia digital as ações desenvolvidas nessa experiência possibilitaram um aprendizado coletivo, configurando-se em um diferencial importante nas práxis dos profissionais bibliotecários da UFBA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Lins, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Ivana Borges Lins, UFBA/ICI/SIBI
Doutora e Mestre em Ciência da Informação - PPGCI/UFBA. Especialista em Leitura: teoria e prática - PUC/UESB. Professora Adjunta do Departamento de Documentação e Informação ICI/UFBA. Coordenadora do Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA. Professora colaboradora do PPPGCI/UFBA. Pesquisadora das áreas de Biblioteca Pública. Biblioteca Pública - Políticas Públicas. Disseminação da Informação. Leitura.

Hildenise Ferreira Novo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Hildenise Ferreira Novo, Universidade Federal da Bahia - Brasil
Professora Adjunta ICI/UFBA. Doutora em Difusão do Conhecimento. Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, Instituto de Ciência da Informação – ICI. Grupo de Pesquisa: Difusão do Conhecimento e Apropriação de Saberes: acesso e uso da informação na sociedade – DIFUSAS.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Biblioteconomia e sociedade. Brasília: CAPES: UAB; Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. E-book. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564473?fbclid=IwAR0wDyBT85tJuGKa2ygQ18lDs_XnOu-rQ2CZJ2-rxxalrKBfw7mf0ALfMwE. Acesso em: 17 fev. 2022.

BRAPCI – Base de Dados em Ciência da Informação. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, versão 4.3.2021. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/ index.php. Acesso em: 12 jul. 2022.

BRASIL. Lei 13.979 de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe as medidas para enfretamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 7 fev. 2020b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm. Acesso em: 23 fev. 2022.

BRASIL. Lei No 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e as Leis n o 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 13 jul. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm Acesso em: 23 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Economia. Instrução Normativa no 19, de 12 de março de 2020. Altera a Instrução Normativa no 19, de 12 de março de 2020, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC, quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Diário Oficial da União. Brasília, DF, 17 mar. 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-21-de-16-de-marco-de-2020-248328867. Acesso em: 12 abr. 2022.

CALDAS, Rosângela Formentini; SILVA, Rafaela Carolina da. Hibridez em tempos de pandemia: como as tecnologias aproximam as bibliotecas da sociedade. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.16, n. 2, p. 1-17, dez. 2020. DOI https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5352. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/157584. Acesso em: 12 abr. 2022.

CONCEIÇÃO, Vilma Gravatá da; MADUREIRA, Elane Valverde; RIBEIRO, Maria Alice BOMFIM, Thais de Sant’Anna; MOREIRA Glauber de Assunção. A função educativa e de divulgação das redes sociais “Lugares de Memória” da Universidade Federal da Bahia. Revista Fontes Documentais, n. 4, Ed. especial, p. 105–118, 2022. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1315. Acesso em: 12 abr. 2022.

CORRÊA, Cecília Araújo Rabelo; ROCHA, Elisa Maria Pinto da; CARVALHAIS, Jane Noronha; DUFLOTH, Simone Cristina. A sociedade da informação e do conhecimento e os estados brasileiros. Inf. Inf., Londrina, v. 19, n. 1, p. 31 – 54, jan./abr. 2014. DOI 10.5433/1981-8920.2014v19n1p31. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/46803. Acesso em 04 de mar. 2022.

CUNHA, Murilo Bastos da. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.11, n.6, dez. 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14869. Acesso em: 12 fev. 2022.

FRANCISCO, Lucilene Aparecida; INOUE, Mary Tokomoko. Uso das redes sociais por bibliotecas da Universidades Estaduais do Paraná: frequência, vantagens e dificuldades. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 7., 2017, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2017. p. 616-637. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2017/secin2107/paper/viewFile/471/301. Acesso em: 5 jul. 2022.

JABLONSKI, S. Online Multiple Congenital Anomaly/Mental Retardation (MCA/MR) Syndromes. atual. 20 nov. 2001. Bethesda, MD: National Library of Medicine (US), c1999. Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/archive//20061212/mesh/jablonski/syndrome_title.html. Acesso em: 12 ago. 2002

LESSA, Bruna. Acesso aos serviços e produtos da biblioteca em tempos de pandemia da COVID-19: possibilidades de uso do facebook. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 2, p. 333-353, abr./jun. 2021. DOI 10.5433/1981-8920.2021v26n2p333. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/161697. Acesso em: 5 jul. 2022.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19#:~:text=Em%2031%20de%20dezembro%20de,identificada%20antes%20em%20seres%20humanos. Acesso em 04 de abr. 2022.

OXFORD UNIVERSITY PRESS. Access to OUP resources on COVID-19, other coronaviruses, and related topics. Disponível em: https://academic.oup.com/journals/pages/coronavirus?cc=us&lang=en&&login=false. Acesso em: 12 mar. 2022.

PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vítor. Utilização educativa do facebook no ensino superior. [Évora]: [Universidade de Évora], [ 2010]. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/2879. Acesso em: 5 jul. 2022.

PAULA, Rejane Sales de Lima; SILVA, Eliane da; WOIDA, Luana Maia. A inovação nas bibliotecas universitárias em tempo de pandemia na Região Norte do Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 18, 2020. DOI https://doi.org/10.20396/rdbci.v18i00.8661184. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8661184/23300. Acesso em: 02 maio de 2022.

PIERUCCINI, Ivete. Ordem informacional dialógica: mediação como apropriação da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 8., 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador, 28 a 31 de outubro de 2007. Disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT3--159.pdf. Acesso em 04 de abr. 2022.

REVISTA INFORMAÇÃO & UNIVERSIDADE. Dossiê "Bibliotecas Universitárias e COVID-19: a ressignificação das práticas e funções de nossas bibliotecas”. RevIU, v. 2, n. esp., dez., 2020. Disponível em: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/issue/view/5. Acesso em: 12 jul. 2020.

SANTA ANNA, Jorge; SIQUEIRA, Poliana Silva; GERLIN, Meri Nadia Marques. Serviço de referência e tecnologia da informação: construindo múltiplas interfaces. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 20-40, jan./jul. 2015. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/4746Acesso em: 08 abr. 2022.

SARTORI, Salete Maria; DEBASTIANI Aline Matte; HANDKE, Fernanda Becker; Oliveira, Marta de. A reinvenção dos serviços da Biblioteca Central Irmão José Otão em tempos de pandemia da Covid 19. Revista Informação & Universidade, v. 2, n. esp. Dossiê COVID-19, p. 1-14, jul./ dez., 2020. Disponível em: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/34. Acesso em: 08 abr. 2022.

SISTEMA UNIVERSITÁRIO DE BIBLIOTECAS DA UFBA. Facebook. 2022. Disponível em: https://www.facebook.com/sibi.ufba/. Acesso em: 18 de abr. 2022.

SISTEMA UNIVERSITÁRIO DE BIBLIOTECAS DA UFBA. Instagram. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/sibi.ufba/. Acesso em: 18 de abr. 2022.

SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena da M. C da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (Orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. DOI https://doi.org/10.7476/9788578791247. Disponível em: https://books.scielo.org/id/6pdyn. Acesso em: 04 de abr. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA). Plano de Contingência e medidas de Biossegurança para a realização de atividades presenciais no semestre 2021-1, em caráter excepcional, na Universidade Federal da Bahia, em vista da Pandemia da COVID-19. Salvador: EDUFBA, 2020. 52 p. Disponível em: https://ufbaemmovimento.ufba.br/sites/ufbaemmovimento.ufba.br/files/semestre-suplementar_plano-contigencia_1.pdf. Acesso em: 04 de abr. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA). Portal UFBA em Movimento. 2020. Disponível em: https://ufbaemmovimento.ufba.br/. Acesso em: 04 de abr. 2022.

WELLICHAN, Danielle da Silva Pinheiro; ROCHA, Edinéia Silva Santos. As bibliotecas diante de uma pandemia: atuação e planejamento devido a Covid-19. Revista ACB: Biblioteconomia e Santa Catarina, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 493-508, ago./dez., 2020. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1700. Acesso em: 05 maio 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Como Citar

Lins, I. B., Ribeiro, M. A. S., & Novo, H. F. (2022). Reflexões sobre as práxis da biblioteca no período da pandemia covid-19: a experiência do Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 36(1). https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.14261