Avaliação dos serviços oferecidos pela biblioteca do IFRS, através da opinião dos alunos

Autores

  • Karine Vargas Oliveira Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Simone Machado Firme Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Palavras-chave:

Serviços, Biblioteca Escolar, Biblioteca Universitária.

Resumo

A pesquisa teve como finalidade investigar a satisfação dos alunos do Instituto Federal do Rio Grande – IFRS em relação aos serviços oferecidos pela Biblioteca do IFRS. Desenvolveu-se uma revisão de literatura sobre Estudo de Usuário, Biblioteca Escolar e Universitária. Como parâmetro do estudo fez-se a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aos alunos, sendo previamente delimitados para os parâmetros da pesquisa, alunos do 1° ano dos cursos integrados ingressantes do ano de 2011. Entre os principais resultados se observa que 33 (46%) dos questionados são do gênero feminino e 39 (54%) do gênero masculino, 64 (89%) dos adolescentes têm entre 14 e 16 anos e 8 (11%) têm entre 17-18 anos e nenhum maior de 18 anos. Em relação a freqüência da utilização da biblioteca, 11 (15%) frequentam a biblioteca uma vez por semana; 57 (79%) utilizam a biblioteca duas ou mais vezes por semana; 3 (4%) a utilizam uma vez por mês e na opção “outro”, 1 (1%) respondeu que utiliza três vezes ou mais por semana a biblioteca. Quando questionados sobre o material que utilizam com mais freqüência na biblioteca, constatou-se que 27 (38%) dos alunos responderam serem os livros os mais procurados; em seguida, com 21 (29%) ficaram os computadores, e 3 (4%) responderam que procuram jornais e revistas de informação geral, também se verificou na opção “outro” o uso das salas de estudo como motivo da utilização da biblioteca, por 21 respondentes (29%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Vargas Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Simone Machado Firme, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

Referências

APPOLINÁRIO, Fábio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson, 2006.

CORREA, Elisa Cristina Delfini et al. Bibliotecário escolar: um educador? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 7, n. 1. p. 107-123, 2002. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/379/459>. Acesso em: 10 abr. 2011.

ELY, Neiva Helena. Dimensões da biblioteca escolar no ensino

fundamental. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 8. n. 1. p. 46-53, 2003. Disponível em:<http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/405/510> Acesso em: 12 abr. 2011.

FERREIRA, Lusimar Silva. Bibliotecas universitárias brasileiras. São Paulo: Pioneira, 1980.

FIGUEREDO, Nice Menezes. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.

LEITÃO, Bárbara Júlia Menezello. Avaliação qualitativa e quantitativa numa biblioteca universitária. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2005.

MACIEL, Alba Costa. Planejamento de bibliotecas: o diagnóstico. 2.ed. Niterói: EDUFF, 1997.

MATTOS, Ana Luiza de Oliveira; PINHEIRO, Michelle. O perfil das novas bibliotecas escolares-universitárias (bibliotecas mistas) nas instituições de ensino privado no estado de Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 11, n. 1. p. 171-184, jan.-jul. 2006. Disponível em:

<http://revista.acbsc.org.br/ index.php/racb/article/view/474/602>. Acesso em: 15 abr. 2011.

SEPÚLVEDA, Maria Inês Moreira; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Realização de estudos de usuários na prática profissional bibliotecária: estudo de campo no sistema de bibliotecas da UFMG. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.17, n.2, p.269-287,

jul./dez., 2012. Disponível em

<http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/

/pdf> Acesso em: 18 abr. 2011.

Downloads

Publicado

2014-05-07

Como Citar

Oliveira, K. V., & Firme, S. M. (2014). Avaliação dos serviços oferecidos pela biblioteca do IFRS, através da opinião dos alunos. BIBLOS, 27(2), 79–96. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4294

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)