Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias

Autores

  • Camila Quaresma Martins

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Gestão do conhecimento, Biblioteca universitária, Inovação, Produtos, Serviços.

Resumo

Resumo: O estudo em questão tem por objetivo identificar e conhecer as inovações nos produtos e serviços oferecidos pelas Bibliotecas universitárias para atrair e satisfazer as necessidades de seus clientes na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC). Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de cunho qualitativo, realizada através da revisão da bibliografia existente sobre a Gestão do conhecimento em Bibliotecas e da análise dos sites institucionais de seis bibliotecas escolhidas aleatoriamente, e também através da aplicação de questionário, enviados por e-mail aos bibliotecários das instituições pesquisadas, que serviram de apoio a pesquisa realizada nos sítios institucionais. Com base neste estudo, espera-se auxiliar as bibliotecas que buscam crescimento e diferenciais em seus serviços a adotarem os modelos apresentados ou criarem novos modelos a partir das sugestões de serviços apresentados e ainda reforçar o uso da GC em bibliotecas como sendo fundamental para que as organizações possam atender seus desafios. Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Biblioteca universitária. Inovação. Produtos. Serviços.

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Biografia do Autor

Camila Quaresma Martins

Especialista em Gestão Educacional pela Anhanguera/UNIDERP (2011). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2005). Atuou como Supervisora dos Setores de Atendimento, Multimeios e Comut da Biblioteca Universitária da UNISINOS e como Coordenadora Pedagógica de uma instituição de ensino profissionalizante. Atualmente é Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense no Campus Pelotas do IFSUL.

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Publicado

2013-04-26

Como Citar

Martins, C. Q. (2013). Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 26(1), 13–30. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/2515

Edição

Seção

Artigos