Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça
(re)constituindo a sua história
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12114Palavras-chave:
História da biblioteca pública, Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, Biblioteca de CuiabáResumo
Este texto aborda sobre a História da Biblioteca Pública do Estado de Mato Grosso (BPEMT) de 1912 a 1950, atualmente, Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Trata-se de um extrato da pesquisa de Mestrado em Educação, realizada na Universidade Federal de Mato Grosso, campus Rondonópolis, que investigou a história e as práticas de leitura realizadas no interior da BPEMT. Nesta oportunidade, apresentaremos a história de sua fundação, bem como, a sua estrutura física e organização. Caracteriza-se como pesquisa histórica, na perspectiva da história cultural e utilizou como instrumento para coleta de dados o registro digital (fotos), e a organização e transcrição do conteúdo das fontes. Estas, foram: relatórios e regulamentos emitidos pelos diretores da biblioteca, mensagens do governador à Assembleia Legislativa e artigos de jornais. Apoiou-se em autores como: Le Goff (1993), Chartier (2001), Darnton (2010a 2010b), Deaecto (2011), Abreu (1999), entre outros. Os resultados evidenciam que: a biblioteca foi criada e mantida em Cuiabá, até a década de 1950, como auxiliar da instrução pública; possuía um acervo diversificado constituído em grande parte por doações; houve presença de consulentes, ou seja, possíveis leitores, de forma efetiva até a década de 50, período em que a biblioteca ficou praticamente desativada. Considera-se que a BPEMT foi um espaço que colaborou com as práticas de leitura da comunidade de leitores de Cuiabá, principalmente estudantes e alguns profissionais da elite cuiabana, como advogados e engenheiros. As informações sistematizadas no estudo poderão contribuir para a construção da história cultural de Mato Grosso.Downloads
Referências
ABREU, Márcia. Da maneira correta de ler: leituras das belas letras no Brasil colonial. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura. São Paulo: FAPESP, 1999.
BIBLIOTHECA PUBLICA DO ESTADO DE MATTO-GROSSO. Regulamento para a
Bibliotheca Publica do Estado de Matto-Grosso: approvado pelo Decreto n. 308, de 26 de Março de 1912. Cuyabá: Officina Pina Filho, 1912, 1913, 1915.
BLOCH, M. Introdução à História. 5. ed. [S.l.]: Europa-América, [1987].
BURKE, Peter. O que é história cultural? 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999a.
CHARTIER, Roger. A Ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UNB, 1999b.
CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história. Porto Alegre: Artmed, 2001.
CORRÊA FILHO, Virgilio. Matto-Grosso: publicação official. Rio de Janeiro: Typografia do Jornal do Commercio, 1922.
COSTA, Humberto Soares da. Bibliotecas do Centro-Oeste do Brasil. Rio de Janeiro: INL, 1953. (Coleção B2. Biblioteconomia, v. IX).
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
DEAECTO, Marisa Midori. O Império dos livros. São Paulo: EdUSP, 2011.
DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. São Paulo: Unesp, 2010.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 1983.
GABRIEL, Sheila Cristina Ferreira. “Templo do Saber”: A Biblioteca Pública do Estado de Mato Grosso: modernidade, conhecimento e práticas de leitura : (1912-1950). 176 f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, MT, 2013.
LEGOFF, Jacques. A História nova. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: UNICAMP, 1990.
MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
MILANESI, Luís. A Casa da invenção. 4 ed. São Paulo: Ateliê, 2003.
MORTATTI, Maria do Rosário. Os sentidos da alfabetização: (São Paulo/1876-1994). São Paulo: Editora UNESP: CONPED, 2000.
PERES, Eliane. “Templo de luz”: os cursos noturnos masculinos de instrução primária da Biblioteca Pública Pelotense (1875-1915). Pelotas, RS: Seiva, 2002. (Série História da Educação em Pelotas; v. 2).
RANDAZZO, Vera Iolanda. Subsídios para a história do Arquivo. RAPMT. Ensaios, n. 1, v. 1, 7-29, mar./ago. 1992.
RODRIGUES, Eni Neves da Silva. Impressões em preto e branco: história da leitura em Mato Grosso na segunda metade do século XIX, 2008, 261 f. Tese (Doutorado)- Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2008.
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Luzes e sombras: modernidade e educação pública em Mato Grosso (1870-1889), 1999, 420 f. Tese (Doutorado em Educação) – PPGE - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.