Movimentos sociais e saberes da terra

articulações e redes de solidariedade durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14384

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Conhecimento, Território, Covid-19, Educação Ambiental

Resumo

Social movements and knowledge of the earth: articulations and networks of solidarity during the Covid-19 pandemic

Neste artigo, analisamos 113 matérias publicadas em sites oficiais de movimentos sociais brasileiros para situarmos a complexa trama vivenciada pelos povos campesinos, quilombolas e indígenas, em tempos de pandemia. Três movimentos de lutas têm atenção especial aqui, sendo: Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, Movimento dos Pequenos Agricultores e Articulação dos Povos Indígenas Brasileiros. As reflexões emergem de três eixos: Resistência e a luta pela terra; racismo e o direto à saúde, que são problematizados a partir da construção do conhecimento universal, da crise ecológica e sanitária e das dinâmicas dos regimes raciais de propriedades; e o último, Articulações e Redes de Solidariedade, que nos mostra o trabalho coletivo, intimamente ligado aos saberes da Terra, podendo ser potentes para a transformação social, educativa e ecológica, gerando a Ecologia de Saberes.

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Biografia do Autor

Caroline Martello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Museologia pela Universidade Barriga Verde (2010). Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa: Educação Científica: Processos de Ensino e Aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa. Estágio Doutoral no programa de Doutoramento em Pós-Colonialismo e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - Portugal (2021/2022). Membro do Grupo de Pesquisa SEMEIA/UFRGS - Seminários de Estudo/Investigação/Ação na Formação de Professores de Ciências.

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, com a tese Redes de Conhecimento em Ciências. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). Professora aposentada do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática da UERGS. Tem experiência na área de Ensino e Educação em Ciências e Ciências da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Redes de Conhecimento, Produção Científica, Fontes de Informação Científica e Tecnológica, Análise de Redes Sociais e Espaços não Formais de Educação.

https://orcid.org/0000-0002-9888-7185

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Martello, C., & Teixeira, M. do R. F. (2023). Movimentos sociais e saberes da terra: articulações e redes de solidariedade durante a pandemia de COVID-19. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–24. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14384