O sentido da participação no "estado de invenção" de Hélio Oiticica: Reflexão para uma prática ambiental
Resumen
O presente texto parte de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação Ambiental, da Furg, e aponta algumas conexões entre os paradigmas estéticos e éticos encontrados nas “proposições vivenciais” de Hélio Oiticica para uma prática de Educação Ambiental. Apresento alguns encontros com a invenção de Hélio Oiticica que foram fundamentais para uma transformação em minha maneira de atuar como educadora ambiental, artista visual e psicóloga social, fazendo-me transitar por outros territórios que se encontravam ainda em potência. Para tanto, foi construída uma análise de descontrução de transcedência do objeto de arte, para a apropriação da idéia de imanência da arte e da educação, articulando as proposições de Hélio Oiticica, o caráter interventivo e de transformação da realidade, com propostas ambientalistas. Suas invenções trabalham o mundo sensório como perspectiva pra a transformação do espectador em participante, seja sua inserção para a realização das proposições, ou para a transformação dos sentidos, proporcionando uma nova compreensão do mundo e o aparecimento de subjetividades criadoras.Descargas
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Cómo citar
Souza, M. da C. H., & Baumgarten, C. A. (2009). O sentido da participação no "estado de invenção" de Hélio Oiticica: Reflexão para uma prática ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 10(1). Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1083
Número
Sección
Artigos