O sentido da participação no "estado de invenção" de Hélio Oiticica: Reflexão para uma prática ambiental

Autores/as

  • Maria da Conceição Hatem Souza
  • Carlos Alexandre Baumgarten

Resumen

O presente texto parte de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação Ambiental, da Furg, e aponta algumas conexões entre os paradigmas estéticos e éticos encontrados nas “proposições vivenciais” de Hélio Oiticica para uma prática de Educação Ambiental. Apresento alguns encontros com a invenção de Hélio Oiticica que foram fundamentais para uma transformação em minha maneira de atuar como educadora ambiental, artista visual e psicóloga social, fazendo-me transitar por outros territórios que se encontravam ainda em potência. Para tanto, foi construída uma análise de descontrução de transcedência do objeto de arte, para a apropriação da idéia de imanência da arte e da educação, articulando as proposições de Hélio Oiticica, o caráter interventivo e de transformação da realidade, com propostas ambientalistas. Suas invenções trabalham o mundo sensório como perspectiva pra a transformação do espectador em participante, seja sua inserção para a realização das proposições, ou para a transformação dos sentidos, proporcionando uma nova compreensão do mundo e o aparecimento de subjetividades criadoras.

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Biografía del autor/a

Maria da Conceição Hatem Souza

Atualmente ingressou no Doutorado em Psicologia Clínica, PUC-SP. Possui estrado em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2005).

Mais informações: Currículo Lattes

Carlos Alexandre Baumgarten

Doutor em Lingüística e Letras. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande e é membro do Conselho Editorial dos seguintes periódicos: Letras de Hoje (PUCRS); Artexto (Rio Grande); Cadernos Literários (FURG); Cadernos do IL (UFRGS); Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS; Organon (UFRGS).

Mais informações: Currículo Lattes

Cómo citar

Souza, M. da C. H., & Baumgarten, C. A. (2009). O sentido da participação no "estado de invenção" de Hélio Oiticica: Reflexão para uma prática ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 10(1). Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1083

Número

Sección

Artigos